A extensão universitária como recurso de aprendizagem no curso de Gastronomia

Autores

  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa
  • Rubia Mara Martins Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Roseli Moterle Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Márcio Giusti Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-69712

Palavras-chave:

Aprendizagem, Extensão, Universidade, Comunidade

Resumo

A Extensão é uma das dimensões que compõem o tripé da Universidade, e tem importância fundamental para proporcionar aos docentes e discentes um espaço de interação entre os campos de conhecimento e a comunidade. Este texto apresenta resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo investigar em que medida as atividades de extensão desenvolvidas no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Joaçaba/SC conseguem contribuir para a formação cidadã e profissional dos estudantes do curso de Gastronomia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A metodologia usada na pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevistas orais com acadêmicos de Gastronomia e gestores do Casep. Os resultados da pesquisa demonstraram que a ação de extensão contribuiu para a aprendizagem das acadêmicas. A aprendizagem se deu tanto em relação à questão de conteúdos específicos do curso, como manuseio de alimentos e talheres, quanto acerca de conteúdos gerais, como ética e sociedade.

Downloads

Biografia do Autor

  • Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professor da Universidade Federal do Pampa, Bagé, Brasil.

  • Rubia Mara Martins, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Graduanda em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.

  • Roseli Moterle, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Mestra em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil; professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, Brasil.

  • Márcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil; professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, Brasil.

Referências

BATISTELA, C.; DORFF, R. Investigados por intolerância racial, 14 integrantes de grupos neonazistas são alvos de operação em SC, SP, PR e RS. G1 Santa Catarina, Florianópolis, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/07/11/integrantes-de-grupos-neonazistas-sao-alvos-de-operacao-policial-em-sc-sp-pr-e-rs.ghtml. Acesso em: 02 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CES. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.

DEUS, S. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria: Ed. PRE-UFSM, 2020.

FERNANDES, M. C. et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação Em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 4, p. 169-194. DOI 10.1590/S0102-46982012000400007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/SfxX7fpVccbMrSSDHqCSNhy/?lang=pt. Acesso em: 23 jan. 2023.

FETTERMANN, F. A. et al. Projeto VER-SUS: influências na formação e atuação do enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, n. 6, p. 2.922-2.929, 2018. DOI 10.1590/0034-7167-2017-0868. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/cnJgCHJfS9sTPYH3JzKW5tF/?lang=pt. Acesso em: 23 jan. 2023.

MARCONI, M.; LAKATOS, E. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MATTIA, A. A. et al. A gastronomia como ferramenta de transformação social: estudo de caso do Projeto Co[m]feito. Extensão Tecnológica, Blumenau, v. 7, n. 14, p. 170-187, 2020. DOI 10.21166/rext.v7i14.1202. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1202. Acesso em: 02 jan. 2023.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2003. DOI 10.1590/S1516-73132003000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132003000200004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 jul. 2021.

SANTOS, M. P. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 154-163, 2012. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/4547. Acesso em: 02 ago. 2021.

SEVERINO, A. Prefácio. In: LUCCHESI, M. Universidade no limiar do terceiro milênio: desafios e tendências. Santos: Leopoldianum, 2002.

SILVA, E. B.; ANJOS, M. H. F.; BRANCO, C. S. V. A gastronomia como recurso para minimizar assimetrias sociais: projetos para indivíduos em vulnerabilidade social. Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 20-38, 2022. DOI 10.14393/REE-v21n12022-65214. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/65214. Acesso em: 02 jan. 2023.

SÍVERES, L. A extensão como um princípio de aprendizagem. Revista Diálogos, Águas Claras, v. 10, p. 8-17, 2008. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/1946/1266. Acesso em: 20 jul. 2021.

UNOESC. Edital n. 39/UNOESC-R/2021. Reitoria da Universidade do Oeste de Santa Catarina, 2021.

UNOESC. Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2022). Joaçaba: Editora Unoesc, 2019. Disponível em: https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/atendimento/PDI_-_web_2019.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.

VERGARA, S. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

GUINDANI, Evandro Ricardo; MARTINS, Rubia Mara; MOTERLE, Roseli; TREVISOL, Márcio Giusti. A extensão universitária como recurso de aprendizagem no curso de Gastronomia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 113–127, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-69712. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/69712. Acesso em: 1 abr. 2025.