A gastronomia como recurso para minimizar assimetrias sociais
projetos para indivíduos em vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-65214Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional, Empreendedorismo social, Extensão universitária, Gastronomia cidadã, Gastronomia socialResumo
A gastronomia é uma área que tem ganhado notoriedade em função de fatores como a ascensão de programas midiáticos e projetos sociais que apresentam diversas faces dessa ciência e rotinas da cozinha profissional. Este trabalho narra iniciativas de gastronomia social, abordando como tais projetos contribuem para reduzir assimetrias sociais e apresentando iniciativas para o desenvolvimento profissional de pessoas em condições de vulnerabilidade. São apresentados no presente artigo projetos de universidades (extensionistas), além daqueles desenvolvidos por profissionais da área de alimentação (chefs e gestores), associações e grupos independentes. Fez-se uma breve análise da importância da gastronomia social enquanto potencial fator de desenvolvimento pessoal, profissional e econômico, contribuindo para a maior inclusão de pessoas em dificuldades na inserção no mercado de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elga Batista da Silva, Marvin Henrique Fabricio dos Anjos, Camila da Silva Vaz Branco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.