A gastronomia como recurso para minimizar assimetrias sociais

projetos para indivíduos em vulnerabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-65214

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, Empreendedorismo social, Extensão universitária, Gastronomia cidadã, Gastronomia social

Resumo

A gastronomia é uma área que tem ganhado notoriedade em função de fatores como a ascensão de programas midiáticos e projetos sociais que apresentam diversas faces dessa ciência e rotinas da cozinha profissional. Este trabalho narra iniciativas de gastronomia social, abordando como tais projetos contribuem para reduzir assimetrias sociais e apresentando iniciativas para o desenvolvimento profissional de pessoas em condições de vulnerabilidade. São apresentados no presente artigo projetos de universidades (extensionistas), além daqueles desenvolvidos por profissionais da área de alimentação (chefs e gestores), associações e grupos independentes. Fez-se uma breve análise da importância da gastronomia social enquanto potencial fator de desenvolvimento pessoal, profissional e econômico, contribuindo para a maior inclusão de pessoas em dificuldades na inserção no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elga Batista da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; professora adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Sociais dessa instituição; líder do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Alimentos e Bebidas (GAB-UFRRJ) e membro do Grupo de Pesquisa Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo (PROGESTUR-UFFRJ).  

Marvin Henrique Fabricio dos Anjos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduando em Hotelaria na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Alimentos e Bebidas (GAB/UFRRJ).

Camila da Silva Vaz Branco, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda em Agricultura Orgânica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil;  assistente de laboratório nessa instituição; membro do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Alimentos e Bebidas (GAB/UFFRJ). 

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

SILVA, E. B. da; ANJOS, M. H. F. dos; BRANCO, C. da S. V. A gastronomia como recurso para minimizar assimetrias sociais: projetos para indivíduos em vulnerabilidade social. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 20–38, 2022. DOI: 10.14393/REE-v21n12022-65214. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/65214. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais