Extensão na pós-graduação

avanços necessários para o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-73722

Palabras clave:

Extensão universitária, Pós-graduação, Pesquisa

Resumen

A interação entre extensão, pesquisa e pós-graduação apresenta um desafio contínuo para as instituições de ensino superior (IES) dedicadas a cumprir seu papel social, formando profissionais capazes de atender às necessidades contemporâneas e antever futuros para a sociedade. Este artigo explora o equívoco comum nas instituições educacionais que limitam a pesquisa exclusivamente ao âmbito da pós-graduação, destacando seu potencial como meio de qualificação profissional além da dimensão técnico-científica. Ele enfatiza a importância da integração entre aspectos teóricos e práticos voltados para as necessidades sociais. O caminho para integrar atividades de extensão no espaço de produção do conhecimento enfrenta numerosos desafios devido às estruturas arraigadas na cultura do ensino superior brasileiro, que perpetua um modelo de educação fragmentado, baseado em um cientificismo superficial. Contudo, este texto evidencia esforços de várias instituições nacionais para ilustrar como essa integração é crucial no desenvolvimento de um ensino superior que busca não apenas a excelência acadêmica, mas também o comprometimento social. Essa abordagem representa um investimento no futuro, preparando a próxima geração de pesquisadores para enfrentar os desafios complexos e urgentes da sociedade com sabedoria, empatia e soluções práticas. Assim, a integração da extensão à pesquisa e à pós-graduação não é apenas um ideal, mas uma necessidade para uma academia verdadeiramente impactante e relevante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hélder Eterno da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professor titular da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; Pró-reitor de extensão e cultura na mesma instituição; presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX); coordenador do Colégio de Pró-reitores de Extensão da Associação Nacional de Reitores (COEX-ANDIFES). 

Olgamir Amância Ferreira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, Brasil; professora associada  na mesma instituição; Decana de Extensão; coordenadora dos projetos de extensão: Educação Ambiental no Parque Sucupira e Maria da Penha vai à Escola; membro da Comissão Permanente de Extensão da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM).

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 20 dez. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/diario-oficial-da-uniao. Acesso em: 12 fev. 2024.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

KUMAR, R. Research methodology: a step-by-step guide for beginners. 4. ed. Londres: SAGE Publications Ltd, 2014.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

Publicado

2024-06-07

Cómo citar

SILVEIRA, H. E. da; FERREIRA, O. A. Extensão na pós-graduação: avanços necessários para o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 1–22, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-73722. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/73722. Acesso em: 21 nov. 2024.