Liga acadêmica de enfermagem em saúde da mulher
relato de experiência em uma cadeia feminina
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2024-73330Palabras clave:
Educação em Enfermagem, Ensino, Relações Comunidade-Instituição, PrisõesResumen
A atuação das ligas acadêmicas constitui uma importante estratégia para a articulação teórico-prática e, no campo da saúde, corrobora para o desenvolvimento de habilidades e competências direcionadas para o cuidado em integral, humanizado e acolhedor, que compreenda o contexto em que os indivíduos estão inseridos e a produção social do processo saúde-doença. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de estudantes de enfermagem que compõem uma liga acadêmica vinculada a uma faculdade privada de Petrolina, Pernambuco. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, oriundo da vivência das acadêmicas com as mulheres da Cadeia Pública Feminina de Petrolina/PE. As atividades desenvolvidas concentraram-se na escuta qualificada e na educação em saúde como as principais ferramentas de aproximação e garantia do cuidado holístico às mulheres em situação de cárcere. Percebeu-se que a saúde no cárcere é atravessada por múltiplas questões que limitam o acesso e corroboram para o distanciamento das mulheres em reclusão das garantias do Sistema Único de Saúde. Dessa maneira, as contribuições da experiência repercutiram tanto na formação crítica-reflexiva dos acadêmicos, quanto no acolhimento das demandas das mulheres em situação de cárcere, fato que aponta para a relevância social das atividades extramuros.
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