Relato de experiência

uma visão holística e comparativa de ações educativas realizadas pela enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-69912

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em saúde, Relato de experiência

Resumo

Ações educativas em saúde, quando bem planejadas e executadas, podem transformar comportamentos sociais e contribuir para a melhoria da saúde. Este relato objetiva apresentar experiências de estudantes da Graduação em Enfermagem durante o planejamento e a execução de ações educativas em saúde, comparando-os entre uma Escola Estadual e um Centro de Referência Nacional. Foram planejadas e realizadas duas abordagens distintas, em locais diferentes, fundamentadas por Faria, Campos e Santos (2018). Na primeira abordagem, destacou-se a relevância de um estilo de vida saudável para fortalecer o sistema imunológico. Na segunda, a higiene corporal adequada mostrou-se crucial na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. Concluímos que estudantes de enfermagem podem ensinar e aprender em diversos espaços com diferentes públicos. Para isso, é necessário um plano de ação adequado, pois ele norteia o desenvolvimento da ação educativa. Acreditamos que a ação contribuiu para a construção de saberes do público acerca da alimentação saudável e dos hábitos de higiene pessoal adequados, e compreendemos o nosso papel como agentes sociais de mudanças.

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Biografia do Autor

  • Isabella Azevedo Vital, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Arynne Gabrielle Tibúrcio, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro da Liga de Urgência e Emergência da Faculdade de Medicina.

  • Carla Denari Giuliani, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em História e Cultura pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora associada I na mesma instituição; coordenadora e fundadora do Laboratório Avançando nos Estudo de Gênero e Violência (LGV/UFU); coordenadora do Núcleo de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (NIESC/UFU)

  • Fábia Faria da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutoranda em Educação na Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; bolsista CAPES (PROSUP/Taxa).

Referências

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Publicado

22-12-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

VITAL, Isabella Azevedo; TIBÚRCIO, Arynne Gabrielle; GIULIANI, Carla Denari; SILVA, Fábia Faria da. Relato de experiência: uma visão holística e comparativa de ações educativas realizadas pela enfermagem. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 160–169, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-69912. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/69912. Acesso em: 29 mar. 2025.

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