Relato de experiência
uma visão holística e comparativa de ações educativas realizadas pela enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-69912Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em saúde, Relato de experiênciaResumo
Ações educativas em saúde, quando bem planejadas e executadas, podem transformar comportamentos sociais e contribuir para a melhoria da saúde. Este relato objetiva apresentar experiências de estudantes da Graduação em Enfermagem durante o planejamento e a execução de ações educativas em saúde, comparando-os entre uma Escola Estadual e um Centro de Referência Nacional. Foram planejadas e realizadas duas abordagens distintas, em locais diferentes, fundamentadas por Faria, Campos e Santos (2018). Na primeira abordagem, destacou-se a relevância de um estilo de vida saudável para fortalecer o sistema imunológico. Na segunda, a higiene corporal adequada mostrou-se crucial na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. Concluímos que estudantes de enfermagem podem ensinar e aprender em diversos espaços com diferentes públicos. Para isso, é necessário um plano de ação adequado, pois ele norteia o desenvolvimento da ação educativa. Acreditamos que a ação contribuiu para a construção de saberes do público acerca da alimentação saudável e dos hábitos de higiene pessoal adequados, e compreendemos o nosso papel como agentes sociais de mudanças.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Anexo I da Portaria de Consolidação n. 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/brasil- sorridente/publicacoes/politica-nacional-de-promocao-da-saude-pnps/view. Acesso em: 12 jan. 2023.
CAMPOS, F. C. C.; FARIA, H. P.; SANTOS, M. A. Planejamento e avaliação das ações em saúde. Belo Horizonte: Nescon UFMG, 2010. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/Modulo_Planejamento-2010.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.
FARIA, H. P.; CAMPOS, F. C. C.; SANTOS, M. A. Planejamento, avaliação e programação das ações de saúde. Belo Horizonte: Nescon UFMG, 2018. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/modulo-planejamento-avaliacao- saude.pdf. Acesso em: 02 jan. 2023.
MATUS, C. Fundamentos do planejamento situacional. In: ARTMANN, E. Planejamento e programação em saúde: um enfoque estratégico. São Paulo: Cortez, 1989. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7127762/mod_resource/content/3/Texto-14-Matus-FundamentosDoPlanejamentoSituacional-1984.pdf. Acesso em: 17 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabella Azevedo Vital, Arynne Gabrielle Tibúrcio, Carla Denari Giuliani, Fábia Faria da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.