Relato de experiência

uma visão holística e comparativa de ações educativas realizadas pela enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-69912

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em saúde, Relato de experiência

Resumo

Ações educativas em saúde, quando bem planejadas e executadas, podem transformar comportamentos sociais e contribuir para a melhoria da saúde. Este relato objetiva apresentar experiências de estudantes da Graduação em Enfermagem durante o planejamento e a execução de ações educativas em saúde, comparando-os entre uma Escola Estadual e um Centro de Referência Nacional. Foram planejadas e realizadas duas abordagens distintas, em locais diferentes, fundamentadas por Faria, Campos e Santos (2018). Na primeira abordagem, destacou-se a relevância de um estilo de vida saudável para fortalecer o sistema imunológico. Na segunda, a higiene corporal adequada mostrou-se crucial na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. Concluímos que estudantes de enfermagem podem ensinar e aprender em diversos espaços com diferentes públicos. Para isso, é necessário um plano de ação adequado, pois ele norteia o desenvolvimento da ação educativa. Acreditamos que a ação contribuiu para a construção de saberes do público acerca da alimentação saudável e dos hábitos de higiene pessoal adequados, e compreendemos o nosso papel como agentes sociais de mudanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Azevedo Vital, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Arynne Gabrielle Tibúrcio, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro da Liga de Urgência e Emergência da Faculdade de Medicina.

Carla Denari Giuliani, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História e Cultura pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora associada I na mesma instituição; coordenadora e fundadora do Laboratório Avançando nos Estudo de Gênero e Violência (LGV/UFU); coordenadora do Núcleo de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (NIESC/UFU)

Fábia Faria da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação na Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; bolsista CAPES (PROSUP/Taxa).

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Anexo I da Portaria de Consolidação n. 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/brasil- sorridente/publicacoes/politica-nacional-de-promocao-da-saude-pnps/view. Acesso em: 12 jan. 2023.

CAMPOS, F. C. C.; FARIA, H. P.; SANTOS, M. A. Planejamento e avaliação das ações em saúde. Belo Horizonte: Nescon UFMG, 2010. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/Modulo_Planejamento-2010.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.

FARIA, H. P.; CAMPOS, F. C. C.; SANTOS, M. A. Planejamento, avaliação e programação das ações de saúde. Belo Horizonte: Nescon UFMG, 2018. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/modulo-planejamento-avaliacao- saude.pdf. Acesso em: 02 jan. 2023.

MATUS, C. Fundamentos do planejamento situacional. In: ARTMANN, E. Planejamento e programação em saúde: um enfoque estratégico. São Paulo: Cortez, 1989. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7127762/mod_resource/content/3/Texto-14-Matus-FundamentosDoPlanejamentoSituacional-1984.pdf. Acesso em: 17 mar. 2023.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

VITAL, I. A.; TIBÚRCIO, A. G.; GIULIANI, C. D.; SILVA, F. F. da. Relato de experiência: uma visão holística e comparativa de ações educativas realizadas pela enfermagem. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 160–169, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-69912. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/69912. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)