“Futuros da Baía de Guanabara”

uma exposição sobre inovação e democracia climática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-71955

Palabras clave:

Rio de Janeiro, Mudanças climáticas, Educação não formal, Divulgação científica , ODS

Resumen

As Universidades desempenham um importante papel no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tanto na geração de conhecimento e inovação quanto na divulgação, elementos essenciais para promover políticas e práticas sustentáveis. O presente trabalho examina o evento expositivo “Futuros da Baía de Guanabara: inovação e democracia climática”, realizado entre 21 de março e 14 de maio de 2023. O evento, de caráter imersivo e interativo, discutiu a importância da Baía de Guanabara e analisou os impactos das mudanças climáticas nesse ecossistema, tanto no presente quanto no futuro. Além disso, propôs uma discussão sobre soluções baseadas na pesquisa e na tecnologia desenvolvidas na UFRJ e em outras instituições públicas brasileiras. Durante o evento, o público visitou o espaço expositivo e participou de 70 atividades paralelas. O evento atraiu cerca de cinco mil visitantes, promovendo a formação cidadã dos participantes e incentivando reflexões acerca da construção de um futuro mais sustentável, democrático e inclusivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Christine Ruta , Universidade Federal do Rio de Janeiro

PhD em Ciências Biológicas pela Universidade Sorbonne, França; professora e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Mariana Contins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Bruna Mariano Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Meriane dos Santos Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Ciências Ambientais e Conservação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

 

Citas

ALENCAR, E. Baía de Guanabara: descaso e resistência. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2021. Disponível em: https://br.boell.org/sites/default/files/baiaguanabara_web_20jul.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 dez. 2023.

BRITTO, A. L. N. P.; QUINTSLR, S. Políticas e programas para esgotamento sanitário na metrópole do Rio de Janeiro: um olhar na perspectiva das desigualdades ambientais. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 22, n. 48, p. 435-456, 2020. DOI 10.1590/2236-9996.2020-4805. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cm/a/TCtRjyJJF6QbDWQXSWnWJYH/?lang=pt. Acesso em: 26 dez. 2023.

COIMBRA, J. P. P. et al. Atlas da Região Hidrográfica V: Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá. Resende: AGEVAP, 2021. Disponível em: https://comitebaiadeguanabara.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Atlas_CBH-BG.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.

DANTAS, M. W.; GUENTHER, M. Extensão universitária e desenvolvimento local sustentável: uma revisão da literatura. Research, Society and Development, Vargem Grande Paaulista, v. 10, n. 6, p. 1-14, 2021. DOI 10.33448/rsd-v10i6.15243. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15243. Acesso em: 26 dez. 2023.

DERECZYNSKI, C.; SILVA, W. L.; MARENGO, J. Detection and Projections of Climate Change in Rio de Janeiro, Brazil. American Journal of Climate Change, Wuhan, v. 2, n. 1, p. 25-33, 2013. DOI 10.4236/ajcc.2013.21003. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation?paperid=29084. Acesso em: 26 dez. 2023.

DUARTE, B. M.; SILVA, N. T. C.; LOPES, I. S. Interseccionalidade e mudanças climáticas: um estado da arte sobre o racismo ambiental no Brasil e seus outros. Sémata: Ciencias Sociais e Humanidades, Santiago de Compostela, n. 34, p. 1-13, 2022. DOI 10.15304/semata.34.8763. Disponível em: https://revistas.usc.gal/index.php/semata/article/view/8763. Acesso em: 26 dez. 2023.

ICMBIO. Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. Brasília: ICMBio/MMA, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-diversas/livro_vermelho_2018_vol1.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.

KJERFVE, B. et al. Oceanographic characteristics of an impacted coastal bay: Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brazil. Continental Shelf Research, Netherlands, v. 17, n. 13, p. 1609-1643, 1997. DOI 10.1016/S0278-4343(97)00028-9. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278434397000289?via%3Dihub. Acesso em: 26 dez. 2023.

MCGHIE, H.; MANDER, S.; MINNS, A. The time machine: challenging perceptions of time and place to enhance climate change engagement through museums. Museum & Society, Leicester, v. 18, n. 2, p. 183-197, 2020. DOI 10.29311/mas.v18i2.2860. Disponível em: https://journals.le.ac.uk/index.php/mas/article/view/2860. Acesso em: 26 dez. 2023.

MPA. Ministério da Pesca e Aquicultura. Painel unificado do registro geral da atividade pesqueira. Disponível em: https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/cadastro-registro-e-monitoramento/painel-unificado-do-registro-geral-da-atividade-pesqueira. Acesso em: 26 dez. 2023.

NEHREN, U. et al. Natural hazards and climate change impacts in the state of Rio de Janeiro: a landscape historical analysis. In: NEHREN, U. et al. (org.). Strategies and tools for a sustainable rural Rio de Janeiro. Alemanha: Springer Series on Environmental Management, 2019. p. 313-330.

ONU. 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável. 2015. Disponível em: https://sdgs.un.org/goals. Acesso em: 26 dez. 2023.

PEARCE, W. et al. Communicating climate change: conduits, content, and consensus. Wiley interdisciplinary reviews: climate change, New York, v. 6, n. 6, p. 613-626, 2015. DOI 10.1002/wcc.366. Disponível em: https://wires.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/wcc.366. Acesso em: 26 dez. 2023.

PINSKY, V. C.; GOMES, C. M.; KRUGLIANSKAS, I. Metas brasileiras no Acordo de Paris: reflexões sobre o papel das universidades. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 335-362, 2019. DOI 10.5585/geas.v8i2.11229. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/geas/article/view/11229. Acesso em: 26 dez. 2023.

SALAZAR, J. F. The mediations of climate change: museums as citizens’ media. Museum & Society, Leicester, v. 9, n. 2, p. 123-135, 2011. Disponível em: https://journals.le.ac.uk/index.php/mas/article/view/180. Acesso em: 28 dez. 2024.

SOARES-GOMES, A. et al. An environmental overview of Guanabara Bay, Rio de Janeiro. Regional Studies in Marine Science, Netherlands, v. 8, p. 319-330, 2016. DOI 10.1016/j.rsma.2016.01.009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352485516300111?via%3Dihub. Acesso em: 26 dez. 2023.

THUILLER, W. Climate change and the ecologist. Nature, London, v. 448, p. 550-552, 2007. DOI 10.1038/448550a. Disponível em: https://www.nature.com/articles/448550a. Acesso em: 26 dez. 2023.

UNESCO. Education for sustainable development goals: learning objectives. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em: https://www.unesco.org/en/articles/education-sustainable-development-goals-learning-objectives.Acesso em: 2 jun. 2024.

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

RUTA , C.; CONTINS, M.; RODRIGUES, B. M.; PAULA, M. dos S. “Futuros da Baía de Guanabara”: uma exposição sobre inovação e democracia climática. Revista Em Extensão, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 134–151, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-71955. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71955. Acesso em: 27 sep. 2024.