Extensão universitária e formação docente
revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-71287Palabras clave:
Extensão Universitária, Formação docente, formação acadêmica, Revisão Sistemática de LiteraturaResumen
A discussão acerca dos contributos e dos obstáculos que permeiam a Extensão Universitária pode fomentar a formação docente em uma perspectiva de transformação e intercâmbio de saberes. O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições, os desafios e as vivências da Extensão Universitária aliados à formação docente, mediante uma revisão sistemática de literatura, embasada nos autores Costa e Zoltowski (2014). O estudo foi realizado a partir da consulta às bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nos periódicos da CAPES. Conforme critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 24 publicações para análise, com enfoque na Extensão Universitária como possibilidade de formação acadêmica, docente e humanizada. Os resultados da revisão revelam que a Extensão Universitária pode promover momentos significativos de aprendizagem pela práxis, unidade da teoria e da prática, de forma a favorecer a formação humanizada de professores conscientes e solidários.
Descargas
Citas
BATISTA, A. R. C. Conselho escolar e empoderamento: articulação entre extensão universitária e sistema municipal de ensino de Mossoró - RN. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9782796. Acesso em: 15 abr. 2023.
BRANDÃO, C. R. O que é o método Paulo Freire. 17. ed. São Paulo:
Editora Brasiliense, 1991.
COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.
COSTA, W. N. G.; PAMPLONA, A. S. As licenciaturas em matemática no período pós-pandemia: o que a extensão universitária sugere? Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 13-29, 2021. DOI 10.5965/2357724X09182021013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/18779. Acesso em: 4 abr. 2023.
CRISTOFOLETTI, E. C.; SERAFIM, M. P. Dimensões metodológicas e analíticas da extensão universitária. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 1-20, 2020. DOI 10.1590/2175-623690670. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/jY9GgBb45W8YhHLQYCggLNt/?lang=pt#. Acesso em: 5 abr. 2023.
DEUS, S. Impacto e transformação social: o papel da extensão universitária. In: GONÇALVES, N. G.; QUIMELLI, G. A. S. (org.). Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: CRV, 2016. p. 93-107.
FALCÃO, G. M. B.; FERREIRA, A. V. A pessoa do professor: significados e sentidos sobre uma experiência formativa. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 11, n. 2, p. 135-144, 2020. DOI 10.36661/2358-0399.2020v11i2.10859. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10859. Acesso em: 4 abr. 2023.
FARIAS, V. A. A formação de professores de ciências naturais e as contribuições de um projeto de extensão universitária. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38811. Acesso em: 12 abr. 2023.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 14. ed. São Paulo: Editora Olho d’Água, 2003.
GARCIA, A. L. C.; NARDI, R. Diário do céu: formação continuada e práxis docente em astronomia. Revista de Enseñanza de la Física, Córdoba, v. 33, n. 2, p. 253-258, 2021. DOI 10.55767/2451.6007.v33.n2.35331. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/35331. Acesso em: 4 abr. 2023.
KOCHHANN, A. Epistemologia da extensão universitária: constructos iniciais. Goiânia: Kelps, 2021.
KOCHHANN, A. Formação docente e extensão universitária: tessituras entre concepções, sentidos e construções. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36801. Acesso em: 12 abr. 2023.
MARTINS, A. O. Cuidar/educar: formação de profissionais de creche em contexto de extensão universitária. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10391053. Acesso em: 15 abr. 2023.
MARTINS, E. B. A.; ANTUNES, K. C. V.; MONTEIRO, S. S. Formação continuada de professores e educação inclusiva: os saberes fazeres docentes em diálogo com a extensão universitária. Revista Online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, p. 877-896, 2019. DOI 10.22633/rpge.v23iesp.1.13019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13019. Acesso em: 4 abr. 2023.
MARTINS, R. E. M. W.; MARTINS FILHO, L. J.; SOUZA, A. R. B. Extensão universitária e formação docente: diálogos com a educação básica. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 26, p. 1-13, 2021. DOI 10.24220/2318-0870v26e2021a508. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/5089. Acesso em: 4 abr. 2023.
MORAES, A. C.; XEREZ, A. S. P.; SILVA, F. R. F. Extensão universitária e formação docente manifestadas em ações educativas. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 30, n. 1, p. 189-209, 2021. DOI 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.52874. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/52874. Acesso em: 4 abr. 2023.
MUNIZ, E. C. C. A extensão universitária na UFRRJ: o pré-enem como forma de unir a formação e a prática docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10694465. Acesso em: 15 abr. 2023.
NASCIMENTO, T. A. Educação de jovens e adultos e extensão universitária: a licenciatura em educação do campo da UnB e a experiência com a educação popular. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7692802. Acesso em: 15 abr. 2023.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. DOI 10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84910. Acesso em: 31 maio 2023.
PEREIRA, C. C. O processo de (des)construção da extensão universitária da Universidade Metodista de Piracicaba - uma análise histórica. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11623769. Acesso em: 15 abr. 2023.
RAMOS, N. B. Sentidos e significados atribuídos à extensão universitária pelo professor iniciante. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37027. Acesso em: 12 abr. 2023.
REIS, R. H. Histórico, tipologias e proposições sobre a extensão universitária no Brasil. Linhas Críticas, Brasília, v. 2, n. 2, 1996. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2610/2331. Acesso em: 30 abr. 2023.
RIBEIRO, S. “A educação serve para que mundo?”: a extensão universitária na universidade comunitária sob perspectivas freireanas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11705848. Acesso em: 15 abr. 2023.
RODRIGUES, R. P. P. (Dis)posições para a formação docente: um olhar sobre a formação de professores e a extensão universitária no contexto do curso de pedagogia da UFRJ. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8890850. Acesso em: 15 abr. 2023.
SANTOS, P. M. A “fronteira” universidade escola: um estudo a partir da curricularização da extensão na formação de professores. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2019. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51945. Acesso em: 12 abr. 2023.
SANTOS, P. M.; GOUW, A. M. S. Contribuições da curricularização da extensão na formação de professores. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 12, n. 34, p. 922-946, 2021. DOI 10.26514/inter.v12i34.5396. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5396. Acesso em: 4 abr. 2023.
SANTOS, V. F. O. Formação continuada de professores e educação à distância: contribuições da extensão universitária da Universidade do Estado da Bahia para educação básica da rede estadual da Bahia. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11625958. Acesso em: 15 abr. 2023.
SILVA, N.; SILVA, G. H. G.; JULIO, R. S. Contribuições para a formação inicial de professores de matemática a partir de seu envolvimento em um projeto extensionista direcionado ao público idoso. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 35, n. 70, p. 766-793, 2021. DOI 10.1590/1980-4415v35n70a11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/jqYvtMXB7jZhG9pQDS7cHSw/?lang=pt#. Acesso em: 5 abr. 2023.
SOUSA, D. S. et al. Experiência extensionista na construção de material didático para o ensino da educação ambiental. Revista Principia, João Pessoa, v. 59, n. 2, p. 619-631, 2022. DOI 10.18265/1517-0306a2021id5328. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/5328. Acesso em: 4 abr. 2023.
SOUSA JÚNIOR, J. Politecnia e omnilateralidade em Marx. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 5, p. 98-114, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9150. Acesso em: 31 maio 2023.
TURATTI, M. R. C. A reflexão sobre a prática docente como fundamento para o desenvolvimento profissional: o caso da escola de educadores sob o olhar das professoras participantes. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11063. Acesso em: 12 abr. 2023.
ZANON, D. P. O processo de curricularização da extensão universitária na formação de licenciandos na UEPG. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3651. Acesso em: 12 abr. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Andréa Pereira de Oliveira Alves, Andréa Kochhann, João Gabriel Modesto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.