Extensão universitária e formação docente
revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-71287Palavras-chave:
Extensão Universitária, Formação docente, formação acadêmica, Revisão Sistemática de LiteraturaResumo
A discussão acerca dos contributos e dos obstáculos que permeiam a Extensão Universitária pode fomentar a formação docente em uma perspectiva de transformação e intercâmbio de saberes. O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições, os desafios e as vivências da Extensão Universitária aliados à formação docente, mediante uma revisão sistemática de literatura, embasada nos autores Costa e Zoltowski (2014). O estudo foi realizado a partir da consulta às bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nos periódicos da CAPES. Conforme critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 24 publicações para análise, com enfoque na Extensão Universitária como possibilidade de formação acadêmica, docente e humanizada. Os resultados da revisão revelam que a Extensão Universitária pode promover momentos significativos de aprendizagem pela práxis, unidade da teoria e da prática, de forma a favorecer a formação humanizada de professores conscientes e solidários.
Downloads
Referências
BATISTA, A. R. C. Conselho escolar e empoderamento: articulação entre extensão universitária e sistema municipal de ensino de Mossoró - RN. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9782796. Acesso em: 15 abr. 2023.
BRANDÃO, C. R. O que é o método Paulo Freire. 17. ed. São Paulo:
Editora Brasiliense, 1991.
COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.
COSTA, W. N. G.; PAMPLONA, A. S. As licenciaturas em matemática no período pós-pandemia: o que a extensão universitária sugere? Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 13-29, 2021. DOI 10.5965/2357724X09182021013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/18779. Acesso em: 4 abr. 2023.
CRISTOFOLETTI, E. C.; SERAFIM, M. P. Dimensões metodológicas e analíticas da extensão universitária. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 1-20, 2020. DOI 10.1590/2175-623690670. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/jY9GgBb45W8YhHLQYCggLNt/?lang=pt#. Acesso em: 5 abr. 2023.
DEUS, S. Impacto e transformação social: o papel da extensão universitária. In: GONÇALVES, N. G.; QUIMELLI, G. A. S. (org.). Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: CRV, 2016. p. 93-107.
FALCÃO, G. M. B.; FERREIRA, A. V. A pessoa do professor: significados e sentidos sobre uma experiência formativa. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 11, n. 2, p. 135-144, 2020. DOI 10.36661/2358-0399.2020v11i2.10859. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10859. Acesso em: 4 abr. 2023.
FARIAS, V. A. A formação de professores de ciências naturais e as contribuições de um projeto de extensão universitária. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38811. Acesso em: 12 abr. 2023.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 14. ed. São Paulo: Editora Olho d’Água, 2003.
GARCIA, A. L. C.; NARDI, R. Diário do céu: formação continuada e práxis docente em astronomia. Revista de Enseñanza de la Física, Córdoba, v. 33, n. 2, p. 253-258, 2021. DOI 10.55767/2451.6007.v33.n2.35331. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/35331. Acesso em: 4 abr. 2023.
KOCHHANN, A. Epistemologia da extensão universitária: constructos iniciais. Goiânia: Kelps, 2021.
KOCHHANN, A. Formação docente e extensão universitária: tessituras entre concepções, sentidos e construções. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36801. Acesso em: 12 abr. 2023.
MARTINS, A. O. Cuidar/educar: formação de profissionais de creche em contexto de extensão universitária. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10391053. Acesso em: 15 abr. 2023.
MARTINS, E. B. A.; ANTUNES, K. C. V.; MONTEIRO, S. S. Formação continuada de professores e educação inclusiva: os saberes fazeres docentes em diálogo com a extensão universitária. Revista Online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, p. 877-896, 2019. DOI 10.22633/rpge.v23iesp.1.13019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13019. Acesso em: 4 abr. 2023.
MARTINS, R. E. M. W.; MARTINS FILHO, L. J.; SOUZA, A. R. B. Extensão universitária e formação docente: diálogos com a educação básica. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 26, p. 1-13, 2021. DOI 10.24220/2318-0870v26e2021a508. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/5089. Acesso em: 4 abr. 2023.
MORAES, A. C.; XEREZ, A. S. P.; SILVA, F. R. F. Extensão universitária e formação docente manifestadas em ações educativas. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 30, n. 1, p. 189-209, 2021. DOI 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.52874. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/52874. Acesso em: 4 abr. 2023.
MUNIZ, E. C. C. A extensão universitária na UFRRJ: o pré-enem como forma de unir a formação e a prática docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10694465. Acesso em: 15 abr. 2023.
NASCIMENTO, T. A. Educação de jovens e adultos e extensão universitária: a licenciatura em educação do campo da UnB e a experiência com a educação popular. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7692802. Acesso em: 15 abr. 2023.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. DOI 10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84910. Acesso em: 31 maio 2023.
PEREIRA, C. C. O processo de (des)construção da extensão universitária da Universidade Metodista de Piracicaba - uma análise histórica. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11623769. Acesso em: 15 abr. 2023.
RAMOS, N. B. Sentidos e significados atribuídos à extensão universitária pelo professor iniciante. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37027. Acesso em: 12 abr. 2023.
REIS, R. H. Histórico, tipologias e proposições sobre a extensão universitária no Brasil. Linhas Críticas, Brasília, v. 2, n. 2, 1996. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2610/2331. Acesso em: 30 abr. 2023.
RIBEIRO, S. “A educação serve para que mundo?”: a extensão universitária na universidade comunitária sob perspectivas freireanas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11705848. Acesso em: 15 abr. 2023.
RODRIGUES, R. P. P. (Dis)posições para a formação docente: um olhar sobre a formação de professores e a extensão universitária no contexto do curso de pedagogia da UFRJ. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8890850. Acesso em: 15 abr. 2023.
SANTOS, P. M. A “fronteira” universidade escola: um estudo a partir da curricularização da extensão na formação de professores. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2019. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51945. Acesso em: 12 abr. 2023.
SANTOS, P. M.; GOUW, A. M. S. Contribuições da curricularização da extensão na formação de professores. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 12, n. 34, p. 922-946, 2021. DOI 10.26514/inter.v12i34.5396. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5396. Acesso em: 4 abr. 2023.
SANTOS, V. F. O. Formação continuada de professores e educação à distância: contribuições da extensão universitária da Universidade do Estado da Bahia para educação básica da rede estadual da Bahia. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11625958. Acesso em: 15 abr. 2023.
SILVA, N.; SILVA, G. H. G.; JULIO, R. S. Contribuições para a formação inicial de professores de matemática a partir de seu envolvimento em um projeto extensionista direcionado ao público idoso. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 35, n. 70, p. 766-793, 2021. DOI 10.1590/1980-4415v35n70a11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/jqYvtMXB7jZhG9pQDS7cHSw/?lang=pt#. Acesso em: 5 abr. 2023.
SOUSA, D. S. et al. Experiência extensionista na construção de material didático para o ensino da educação ambiental. Revista Principia, João Pessoa, v. 59, n. 2, p. 619-631, 2022. DOI 10.18265/1517-0306a2021id5328. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/5328. Acesso em: 4 abr. 2023.
SOUSA JÚNIOR, J. Politecnia e omnilateralidade em Marx. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 5, p. 98-114, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9150. Acesso em: 31 maio 2023.
TURATTI, M. R. C. A reflexão sobre a prática docente como fundamento para o desenvolvimento profissional: o caso da escola de educadores sob o olhar das professoras participantes. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11063. Acesso em: 12 abr. 2023.
ZANON, D. P. O processo de curricularização da extensão universitária na formação de licenciandos na UEPG. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3651. Acesso em: 12 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andréa Pereira de Oliveira Alves, Andréa Kochhann, João Gabriel Modesto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.