Extensão universitária e formação docente

revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-71287

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Formação docente, formação acadêmica, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

A discussão acerca dos contributos e dos obstáculos que permeiam a Extensão Universitária pode fomentar a formação docente em uma perspectiva de transformação e intercâmbio de saberes. O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições, os desafios e as vivências da Extensão Universitária aliados à formação docente, mediante uma revisão sistemática de literatura, embasada nos autores Costa e Zoltowski (2014). O estudo foi realizado a partir da consulta às bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nos periódicos da CAPES. Conforme critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 24 publicações para análise, com enfoque na Extensão Universitária como possibilidade de formação acadêmica, docente e humanizada. Os resultados da revisão revelam que a Extensão Universitária pode promover momentos significativos de aprendizagem pela práxis, unidade da teoria e da prática, de forma a favorecer a formação humanizada de professores conscientes e solidários.

 

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Biografia do Autor

Andréa Pereira de Oliveira Alves, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Gestão, Educação e Tecnologias na Universidade Estadual de Goiás, Brasil; membra do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI); professora de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Planaltina, Goiás, Brasil.

Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Goiás, Brasil; estágio pós-doutoral pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI); docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET-UEG), Brasil.

João Gabriel Modesto, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, Brasil; professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás, Brasil.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

ALVES, A. P. de O.; KOCHHANN, A.; MODESTO, J. G. Extensão universitária e formação docente: revisão sistemática de literatura. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 13–34, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-71287. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71287. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais