Educação linguística e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

contribuições de uma experiência plurilíngue para a Agenda 2030 da ONU

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-66918

Palabras clave:

Educação, ODS, Plurilinguismo, Diversidade, Programas de Extensão

Resumen

O projeto de extensão “Adolescentes Poliglotas” tem por objetivo desenvolver nos participantes uma postura plurilíngue, com vistas a contribuir para a formação linguística para a diversidade dos adolescentes participantes. Este artigo visa, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a apresentar uma análise sobre o material didático e a vivência dos participantes. Foi realizado o levantamento das atividades com temática relativa aos 17 ODS. Além da descrição das atividades e do relato sobre o que foi realizado durante o primeiro semestre de 2022, este trabalho apresenta uma reflexão sobre possíveis inserções da temática dos ODS no projeto em futuras edições. Foi possível identificar a presença dos ODS 5, 10, 11, 12 e 13 em atividades específicas e a pertinência do projeto ao ODS 4. A análise também mostra que há possibilidades de ampliação e aprofundamento do tratamento dos ODS no contexto específico do curso “Adolescentes Poliglotas”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Antônio Nunes Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Letras na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Programa de Internacionalização (ProInt). 

Kássia Gonçalves Arantes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora na Escola de Educação Básica dessa instituição.

Maíra Sueco Maegava Córdula, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Linguistica e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Sabrina França de Castro, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Letras na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Citas

BROCH, I. K. Ações de promoção da pluralidade linguística em contextos escolares. 2014. 265 f. (Tese de Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/102190. Acesso em: 2 set. 2022.

FÉLIX, M. UFU é bem avaliada quanto ao cumprimento de objetivos de desenvolvimento sustentável, de acordo com ranking. UFU, Uberlândia, 28 abril de 2022. Disponível em: https://comunica.ufu.br/noticia/2022/04/ufu-e-bem-avaliada-quanto-ao-cumprimento-de-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 2 set. 2022.

FÉLIX, M. UFU é segunda colocada entre as universidades brasileiras no combate à fome e nas ações climáticas. UFU, Uberlândia, 9 de maio de 2022. Disponível em: https://comunica.ufu.br/noticia/2022/05/ufu-e-segunda-colocada-entre-universidades-brasileiras-no-combate-fome-e-nas-acoes. Acesso em: 2 set. 2022.

LIBÓRIO, T. R. A importância dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no desafio da educação para os direitos humanos. RIDH, Bauru, v. 9, n. 1, p. 275-296, jan./jun. 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i1.52. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/52. Acesso em: 2 set. 2022.

ONU. Organização das Nações Unidas. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 15 de setembro de 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 11 ago. 2022.

PIMENTEL, G. S. R. O Brasil e os desafios da educação e dos educadores na agenda 2030 da ONU. Nova Paideia, Brasília, v. 1, n. 3, p. 22-33, 2019. DOI: 10.36732/riep.v1i3.36. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/35. Acesso em: 11 ago. 2022.

SOUZA, V. V. S. Adolescentes Poliglotas em contexto remoto 2021-1. (Projeto de Extensão). Registro SIEX-UFU: 23061, 2021.

SOUZA, V. V. S. et al. Adolescentes Poliglotas. Apostila. Uberlândia, 2021.

UFU. Edital nº 06/2022. Uberlândia: PROPP, 2022. Disponível em: http://www.propp.ufu.br/editais/2022/04/edital-dirpe-no-62022. Acesso em: 30 ago. 2022.

UFU. Edital n° 07/2022. Uberlândia: PROPP, 2022. Disponível em: http://www.propp.ufu.br/editais/2022/04/edital-dirpe-no-72022. Acesso em: 30 ago. 2022.

UFU. Edital n° 08/2022. Uberlândia: PROPP, 2022. Disponível em: http://www.propp.ufu.br/editais/2022/04/edital-dirpe-no-82022. Acesso em: 30 ago. 2022.

UFU. Curso Sistema de Informação de Extensão - SIEX. Uberlândia: UFU, 2022. Disponível em: http://www.proexc.ufu.br/sites/proexc.ufu.br/files/media/document/apostila_curso_siex_2022_0.pdf. Acesso em: 26 ago. 2022.

UFU. Orientações gerais para elaboração de projetos pedagógicos de cursos de graduação. 3. ed. Uberlândia: PROGRAD/DIREN, 2021. Disponível em: http://www.prograd.ufu.br/central-de-conteudos/documentos/2017/02/orientacoes-gerais-para-elaboracao-de-projetos-pedagogicos. Acesso em: 26 ago. 2022.

UFU SUSTENTÁVEL. Implantado Comitê Gestor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. UFU Sustentável, Uberlândia, 16 de novembro de 2017. Disponível em: http://www.sustentavel.ufu.br/node/387. Acesso em: 2 set. 2022.

Publicado

2023-06-26

Cómo citar

NUNES JÚNIOR, M. A.; ARANTES, K. G.; CÓRDULA, M. S. M.; CASTRO, S. F. de. Educação linguística e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): contribuições de uma experiência plurilíngue para a Agenda 2030 da ONU. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 22–41, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n12023-66918. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/66918. Acesso em: 21 nov. 2024.