Promovendo segurança digital
um relato de experiência sobre a produção de um livro infantil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-66865Palabras clave:
Saúde da criança, Redes Sociais, Tempo de tela, CyberbullyingResumen
O uso de mídias digitais na infância de forma precoce, prolongada e não supervisionada prejudica o desenvolvimento saudável das crianças. É importante realizar orientações adequadas e acessíveis sobre os riscos dessa exposição. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências de um projeto de extensão voltado à criação de um livro infantil sobre a segurança das crianças no meio digital. O trabalho é desenvolvido de forma multidisciplinar e tem como objetivo construir um livro infantil que seja capaz de promover segurança digital por meio de orientações para os pais e de ensino para as crianças, de forma lúdica. Para isso, os participantes pesquisaram, discutiram e adaptaram o conteúdo científico para uma forma acessível ao público-alvo. Percebemos que o trabalho multidisciplinar trouxe resultados positivos, pois maximizou a acessibilidade do conteúdo técnico e o seu potencial interativo ao utilizar recursos visuais. Os discentes puderam desenvolver habilidades de pesquisa, de escrita, de trabalho multidisciplinar e de conhecimentos específicos relacionados ao tema. Esperamos que a distribuição do livro promova conscientização sobre os riscos da exposição infantil às mídias digitais e sirva de ferramenta para a educação e a interação familiar.
Descargas
Citas
BOZZA, T. C. L. et al. O uso da tecnologia nos tempos atuais: análise de programas de intervenção escolar na prevenção e redução da agressão virtual. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/971385. Acesso em: 27 maio 2021.
CARTER, B. et al. A meta-analysis of the effect of media devices on sleep outcomes. JAMA Pediatrics, [s. l.], v. 170, n. 12, p. 1202, 2016. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2016.2341. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5380441/. Acesso em: 27 maio 2021.
CHOI, B. C. K.; PAK, A. W. P. Multidisciplinarity, interdisciplinarity and transdisciplinarity in health research, services, education and policy: definitions, objectives, and evidence of effectiveness. Clin. Invest. Med, Quebec, v. 29, n. 6, p. 351-364, 2006. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17330451/. Acesso em: 4 jul. 2022.
COSTA, M. A. A ilustração editorial em suportes digitais: narrativas ilustradas em livros infantis. 2018. Dissertação (Mestrado em Design Gráfico) – Escola Superior de Artes Aplicadas, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/6130. Acesso em: 27 maio 2021.
DESLANDES, S. F.; COUTINHO, T. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, p. 2479-2486, 2020. DOI: 10.1590/1413-81232020256.1.11472020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/56TbmHfDsWJyK6DVJzjcHhp/?lang=pt. Acesso em: 27 maio 2021.
HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Olhares, 2022.
ITU. Guidelines for parents and educators on Child Online Protection. 2020. Disponível em: https://8a8e3fff-ace4-4a3a-a495-4ea51c5b4a3c.filesusr.com/ugd/24bbaa_f8a17ad2a3b94490add9a586ce4b6db8.pdf. Acesso em: 27 maio 2021.
KRISTO, A. S. et al. Technological devices and their effect on preschool children’s eating habits in communities of mixed socioeconomic status in Istanbul; a pilot cross - sectional study. Behavioral Sciences, Bethesda, v. 11, n. 11, p. 157, 2021. DOI: 10.3390/bs11110157. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34821618/. Acesso em: 27 maio 2021.
MACHADO, A. G. M.; WANDERLEY, L. C. S. Educação em Saúde, São Paulo, v. 9, p. 2-3, 2012. Disponível em: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade09/unidade09.pdf. Acesso em: 4 jul. 2022.
MADIGAN, S. et al. Association between screen time and children’s performance on a developmental screening test. JAMA Pediatrics, [s. l.], v. 173, n. 3, p. 244-250, 2019. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2018.5056. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2722666. Acesso em: 4 jul. 2022.
MALLMANN, M. Y.; FRIZZO, G. B. O uso das novas tecnologias em famílias com bebês: um mal necessário?. Cocar, Belém, n. 7, p. 26-46, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2789. Acesso em: 4 jul. 2022.
MARTÍNEZ-FERRER, B. et al. Cybervictimization, offline victimization, and cyberbullying: the mediating role of the problematic use of social networking sites in boys and girls. Psychosocial Intervention, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 155-162, 2021. DOI: 10.5093/pi2021a5. Disponível em: https://journals.copmadrid.org/pi/art/pi2021a5. Acesso em: 4 jul. 2022.
MARTINHO, C. F. Design editorial: ilustração e edição de livro infantil: estágio na FAJúnior/FA-Ulisboa. 2017. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação) – Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/15283. Acesso em: 4 jul. 2022.
MCARTHUR, B. A. et al. Longitudinal associations between screen use and reading in preschool - aged children. Pediatrics, Evanston, v. 147, n. 6, 2021. DOI: 10.1542/peds.2020-011429. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34031229/. Acesso em: 4 jul. 2022.
MOREIRA, L. H. et al. Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 10, p. 97125-97133, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n10-156. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37372. Acesso em: 4 jul. 2022.
RECHICHI, C.; MOJÀ, G.; ARAGONA, P. Video game vision syndrome: a new clinical picture in children?. Journal of Pediatric Ophthalmology and Strabismus, Thorofare, v. 54, n. 6, p. 346-355, 2017. DOI: 10.3928/01913913-20170510-01. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28850642/. Acesso em: 4 jul. 2022.
RIDEOUT, V.; ROBB, M. B. The common sense census: media use by kids age zero to eight. San Francisco: Common Sense Media, 2020. Disponível em: https://www.commonsensemedia.org/sites/default/files/research/report/2020_zero_to_eight_census_final_web.pdf. Acesso em: 4 jul. 2022.
RODRIGUES, M. C.; RUBAC, J. S. Histórias infantis: um recurso para a compreensão dos estados mentais. Estudos de Psicologia, Natal, v. 13, n. 1, p. 31-37, 2008. DOI: 10.1590/S1413-294X2008000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/sPqc4WqVSW8fWVhpKGdJHfk/?lang=pt. Acesso em: 4 jul. 2022.
SAVOIA, E. et al. Adolescents’ exposure to online risks: gender disparities and vulnerabilities related to online behaviors. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 18, n. 11, p. 5786, 2021. DOI: 10.3390/ijerph18115786. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8199225/. Acesso em: 4 jul. 2022.
SBP. Sociedade Brasileira de Pediatria. Grupo de Trabalho: saúde na era digital: #Sem Abusos #Mais Saúde. 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22969c-GPA-_SemAbusos__MaisSaude.pdf. Acesso em: 18 jun. 2022.
SBP. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Orientação. Dependência virtual: um problema crescente #Menos vídeos #Mais saúde. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22496c-MO_-_DepVirtual__MenosVideos__MaisSaude.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
ZUCKERMAN, B.; AUGUSTYN, M. Books and reading: evidence-based standard of care whose time has come. Academic Pediatrics, Amsterdam, v. 11, n. 1, p. 11-17, 2011. Disponível em: 10.1016/j.acap.2010.09.007. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1876285910002779?via%3Dihub. Acesso em: 15 jun. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mayra Varginha Viegas, Jeferson Miguel Melo Antunes, Ana Flávia Gomes de Faria, Iza Costa Cotta, Maria Eduarda Mendes Viana, Elisabeth Campos de Andrade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.