Economia no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP)
relato de experiência de graduandos junto a secundaristas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66207Palabras clave:
CIEP, Economia, ExtensãoResumen
O objetivo deste texto é contribuir com a elucidação do papel da Economia na extensão, bem como da extensão na Economia, visto o baixo número de produção acadêmica acerca de projetos de extensão dentro do curso. O projeto apresentado é voltado para o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Seropédica e para como essa experiência se torna importante para o desenvolvimento intelectual desses jovens que buscam ingressar no ensino superior, ao considerar a possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na área de economia dentro das escolas de ensino fundamental e médio. A metodologia utilizada é a execução do projeto de extensão, apresentado por meio de descrição das atividades realizadas e da experiência do ensino, pesquisa e extensão ocorridas entre coordenadores e alunos de graduação em Economia da UFRR, como reuniões e desenvolvimento dos materiais de divulgação, com o intuito de destacar a possível interação entre a equipe do projeto de extensão e alunos do CIEP Maria Joaquina de Oliveira. O principal resultado encontrado foi a transformação social a partir da promoção do acesso ao conhecimento. Como aplicação, também se destaca a continuidade de realização de projetos de extensão em outras escolas públicas.
Descargas
Citas
ARRUDA-BARBOSA, L. et al. Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 316-327, out./dez. 2019. Doi: 10.1590/198053146465. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/FYkF49Sc8pFmvQR68z3dyhg/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2022.
BASTOS, C. P.; TEIXEIRA, L.; MELLO, G. As lições da crise de 2008 para enfrentamento da crise do Covid-19: os casos de EUA e Brasil. In: FERNANDES, M. P. et al. A doença do neoliberalismo: o falso dilema entre saúde e economia na pandemia do novo coronavírus. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021. p. 199-234.
GOMES, C. E. Avaliação da política de gestão aplicada à extensão universitária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 27–55, 2022. Doi: 10.14393/REE-v20n22021-62976. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/62976. Acesso em: 18 nov. 2022.
MARINHO, C. M. et al. Por que ainda falar e buscar fazer extensão universitária? Extramuros, Petrolina, v. 7, n. 1, p. 121-140, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/942. Acesso em: 18 nov. 2022.
PATRIARCHA-GRACIOLLI, S. R.; MELIM, A. P. G. Extensão universitária: projeto Labinter em tempos de pandemia. Interfaces, Belo Horizonte, v. 9, n.1, p. 86-98, jan./jun. 2021. Doi: 10.35699/2318-2326.2021.25836. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/25836. Acesso em: 18 nov. 2022.
PEROBELLI, F. F. C. et al. Economia nas escolas: relato de uma experiência. SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA - SEGeT, 8., 2016. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos16/21224212.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022.
UFRRJ. CTUR: Colégio técnico da UFRRJ. Nossa história. 2013. Disponível em: https: http://r1.ufrrj.br/ctur/. Acesso em: 4 jun. 2020.
UFRRJ. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ (2018-2022). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ: UFRRJ, 2017.
USP. Projeto da FEA quer alunos do ensino médio pensando a economia. USP Online. Destaque. 13 jun. 2014. Disponível em: https://www5.usp.br/44510/projeto-da-fea-quer-alunos-do-ensino-medio-pensando-a-economia. Acesso em: 28 jun. 2020.
WEGNER, R. C. et al, 2021 Economia vai à escola: relatos de extensão em um colégio técnico. Revista de Extensão, Cruz das Almas, v. 18, p. 227-242, 2021. Doi: 10.5007/1807-0221.2021.e75937. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/download/75937/48148. Acesso em: 18 nov. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rubia Cristina Wegner, Marcelo Pereira Fernandes, Julia Nascimento de Carvalho , Marina da Penha Oliveira da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.