A dança nas atividades de extensão da Universidade Federal de Uberlândia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-65249

Palabras clave:

Dança, Educação, Consciência pelo movimento, Ações de extensão

Resumen

Neste texto, apresentamos três atividades de extensão vinculadas ao curso de dança da Universidade Federal de Uberlândia, realizadas ao longo do período de 2012 a 2019, são elas: Alongamento Consciente (2012 a 2019), Projeto Corpo e(m) Movimento (2014 a 2019), Aulas de Dança – vinculadas à Universidade Amiga da Pessoa Idosa-UNAI (2016 a 2019). Apresentamos em cada Curso/Projeto/Programa o(s) envolvidos na ação (proponentes e público participante), o período de realização das ações, algumas particularidades das atividades, fundamentações teóricas e didático pedagógicas sobre essas práticas, reflexões sobre os aprendizados, repercussões da ação nos discentes envolvidos. Nas considerações finais buscamos refletir ainda sobre a importância dessas ações no âmbito da extensão universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Chavarelli Vilela da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora do Instituto de Artes desta instituição.

Citas

ALON, R. Espontaneidade consciente: desenvolvendo o método Feldenkrais. Tradução de Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Summus Editorial, 2000.

FERNANDES, A. et al. Cinesiologia do alongamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

FELDENKRAIS, M. O poder da autotransformação: a dinâmica do corpo e da mente. São Paulo: Summus Editorial, 1994.

GUERRERO, M. F. Formas de improvisação em dança. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (ABRACE), 5., 2008, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

HAAS, J. G. Anatomia da dança. Tradução de Paulo Laino Cândido. Barueri, SP: Manole, 2011.

HANNA, T. What is Somatics? Parte I. Somatics: Magazine Journal of the Bodily Arts and Sciences, Novato, v. 5, n. 4, spring/summer 1986. Disponível em: https://somatics.org/library/htl-wis1. Acesso em: 10 fev. 2022.

MARQUES, I. A. Ensino da dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

MARQUES, I. Dançando na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MYERS, T. W. Trilhos anatômicos: meridianos miofasciais para terapeutas manuais e do movimento. Tradução de Maria Idalina Ferreira Lopes. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2016.

PORPINO, K. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2018.

ROSÁRIO, J.L.; MARQUES, A. P.; MALUF; S. A. Aspectos clínicos do alongamento: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 8, n.1, p. 83-88, jan. 2004.

VILAS BOAS, P. A improvisação em dança: um diálogo entre a criança e o artista-professor. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2012.

Publicado

2023-01-16

Cómo citar

SILVA, P. C. V. da. A dança nas atividades de extensão da Universidade Federal de Uberlândia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 50–65, 2023. DOI: 10.14393/REE-v21n22022-65249. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/65249. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a