Estar presente no museu

improvisação em dança em relação a exposições de artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v18n12019-44119

Palavras-chave:

Improvação, Dança, Mediação, Presença, Museu de arte

Resumo

Este texto apresenta duas propostas entre dança e artes visuais realizadas no Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A primeira pensa sobre uma prática de improvisação em dança baseada na experiência estética estabelecida no museu; a segunda discute um processo de composição em tempo real na dança, realizado a partir da relação com obras de arte, espaço arquitetônico e público do museu. A partir dessas experiências, surgem reflexões sobre a noção de estado de presença como forma de vivenciar experiências estéticas, mais sensíveis, atentas, integrais (tanto para o improvisador quanto para o público de arte). Por fim, pretende-se destacar como a improvisação pode desdobrar múltiplos processos de criação e aprendizagem da arte.  

 

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Biografia do Autor

Luciana Mourão Arslan, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Patrícia Chavarelli Vilela da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em Artes Visuais pela Universidad Internacional Tres Fronteras, Paraguay; professora da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

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Arquivos adicionais

Publicado

18-09-2019

Como Citar

ARSLAN, L. M.; SILVA, P. C. V. da. Estar presente no museu: improvisação em dança em relação a exposições de artes visuais. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 215–229, 2019. DOI: 10.14393/REE-v18n12019-44119. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/44119. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência