Extensão universitária e a escola pública

um relato de experiência em tempos de pandemia

Autores/as

  • Geovana Larissa Amâncio da Cruz Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Eduarda Aparecida Ramos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Luiz Ernesto Guimarães Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Geraldo Magela Rodrigues de Oliveira Neto Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Esther Aparecida Santos de Assis Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Sara Dáfine Costa Lopes Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-64004

Palabras clave:

Extensão universitária, Ciências Sociais, Ensino Médio, Partidos políticos, Sincretismo religioso

Resumen

O presente relato objetiva destacar a importância da extensão universitária, por intermédio da descrição e análise de ações extensionistas desenvolvidas por alunos integrantes dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Barbacena, em parceria com escolas de Ensino Médio da rede estadual do mesmo município. Para isso, o projeto se fez valer de palestras e discussões realizadas de forma virtual, em distintos momentos, com alunos de diferentes escolas da rede pública da cidade, nas quais foram abordados temas de suma importância para as Ciências Sociais, tais como termos da política institucional e o sincretismo religioso, demonstrando assim que, em tempos pandêmicos, a troca de saberes entre o ambiente escolar e as instituições de ensino superior ainda é possível. Os resultados mostraram que com a realização do projeto, os estudantes que participaram das dinâmicas propostas, ora via oral, ora via chat do Google Meet, alçaram conhecimentos para além do senso comum sobre ambos os temas desenvolvidos. Além disso, o projeto se propõe a contribuir para com o avanço de um dos atuais pilares da universidade pública: a extensão, enquanto reflete acerca das contribuições proporcionadas pela presente prática de extensão universitária na formação dos discentes enquanto futuros educadores.

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Biografía del autor/a

Geovana Larissa Amâncio da Cruz, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Barbacena, Brasil; membro do Laboratório de Pesquisa e Estudo em Relações Étnico-Raciais (LEPER/UEMG) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde e Educação (NEPES/UEMG). 

Maria Eduarda Aparecida Ramos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Barbacena, Brasil.

Luiz Ernesto Guimarães, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil; professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Barbacena, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Religião (UEMG/CNPq).  

Geraldo Magela Rodrigues de Oliveira Neto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Ciências Sociais na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Barbacena, Brasil.

Esther Aparecida Santos de Assis, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Barbacena, Brasil.

Sara Dáfine Costa Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Barbacena, Brasil.

Citas

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Publicado

2022-06-27

Cómo citar

CRUZ, G. L. A. da; RAMOS, M. E. A.; GUIMARÃES, L. E.; OLIVEIRA NETO, G. M. R. de; ASSIS, E. A. S. de; LOPES, S. D. C. Extensão universitária e a escola pública: um relato de experiência em tempos de pandemia . Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 130–143, 2022. DOI: 10.14393/REE-v21n12022-64004. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/64004. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência