O papel pedagógico da extensão universitária

Autores

  • Geraldo Ceni Coelho Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_art01

Palavras-chave:

atividade extramuros, extensão universitária, serviços, habilidades profissionais, avaliação da extensão, capacidades cognitivas.

Resumo

A extensão universitária, muito recentemente, tornou-se uma terceira missão formalmente reconhecida nas universidades. De uma atividade unidirecional destinada à difusão do conhecimento acadêmico à comunidade extramuros e à prestação de serviços, a extensão passou a ser entendida como uma interação dialógica com a sociedade. Como consequência, uma dimensão pedagógica tem sido atribuída à extensão universitária. Como instrumento de aprendizagem e geração de conhecimentos, a extensão pode contribuir para o desenvolvimento de seus estudantes e profissionais. Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de extensão universitária e suas mais importantes modificações ao longo da história, identificando o surgimento da prática da extensão universitária como instrumento pedagógico. A partir daí, trata de discutir o potencial da atividade extensionista na qualificação da trajetória formativa dos estudantes universitários. São apresentados trabalhos de investigação sobre o tema do impacto pedagógico da extensão universitária, buscando-se discutir a contribuição dessa atividade para qualificar a universidade e seus egressos. Os trabalhos publicados mostram que a extensão universitária pode influenciar significativamente a formação universitária, em especial nos aspectos cívico-políticos e afetivo-comportamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Ceni Coelho, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Biólogo, Mestre em Botânica, Dr. em Ciências Farmacêuticas

Downloads

Publicado

2015-02-11

Como Citar

COELHO, G. C. O papel pedagógico da extensão universitária. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 11–24, 2015. DOI: 10.14393/REE-v13n22014_art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/26682. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais