Ludicidade no ambiente hospitalar por meio de atividade extensionista desenvolvida na Universidade Federal de Alfenas
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-61414Palabras clave:
Atividades Extensionistas, Ambiente Hospitalar, Doutores Palhaços, LudicidadeResumen
Este relato de experiência objetiva descrever as vivências de acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Medicina, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Campus de Alfenas, como doutores palhaços, membros do projeto de extensão denominado “Cuidando da Gente: atividades lúdicas na minimização das tensões no ambiente hospitalar e o ensino do autocuidado”. Essa ação extensionista é uma atividade vinculada ao Programa Condições Crônicas: Cuidados Inovadores. Aliando ludicidade e teoria do autocuidado, o projeto atinge, desde 1998, pacientes, familiares, cuidadores e profissionais da saúde em uma instituição hospitalar conveniada com a UNIFAL-MG. Contudo, no ano de 2020, devido à COVID-19, o projeto viu a necessidade de renovação de suas atividades e desde então atinge um novo público por meio das redes sociais. Trabalhar com atividades lúdicas, tanto no ambiente hospitalar quanto no ambiente virtual, permite aos discentes contribuir para o bem-estar da comunidade e exercer sua função social. Ademais, o projeto de extensão tem papel fundamental na estimulação do autocuidado dos estudantes membros da equipe, com o objetivo de valorizar a autoestima e estruturar a trajetória acadêmica.
Descargas
Citas
ANGELI, A. A. C.; LUVIZARO, N. A.; GALHEIGO, S. M. O cotidiano, o lúdico e as redes relacionais: a artesania do cuidar em terapia ocupacional no hospital. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 16, n. 40, p. 261-272, mar. 2012. Doi: 10.1590/S1414-32832012005000016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/pBCrBDcpGFT7VnbgWDFJcZH/?lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2021.
ARAÚJO, G. L. da S. Terapia Comunitária Integrativa na extensão universitária: um relato de experiência. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Centro de Educação em Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité/PB, 2019.
ARAÚJO, R. A. S. de et al. Uso de atividades lúdicas no processo de humanização em ambiente hospitalar pediátrico: relato de experiência. Interfaces, Pampulha, v. 5, n. 1, p. 166-179, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19000/16014. Acesso em: 6 abr. 2021.
BARZ, M. et al. A extensão universitária através das mídias sociais. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2020, Itaqui. Anais [...]. Itaqui-RS: Unipampa, 2020. Disponível em: https://ei.unipampa.edu.br/uploads/evt/arq_trabalhos/22562/etp1_resumo_expandido_22562.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.
BEZERRA, M. L. R., et al. Aplicabilidade da Teoria do Déficit de Autocuidado de Orem no Brasil: uma revisão integrativa. JMPHC, Uberlândia, v. 9, n. 16, jan. 2018. Doi: 10.14295/jmphc.v9i0.538. Disponível em: https://jmphc.com.br/jmphc/article/view/538. Acesso em: 22 abr. 2021.
BOARETTO, J. P.; SILVA, M. Z. da; MARTINS, E. A. P. Ansiedade e depressão na universidade: contribuições da Terapia Comunitária Integrativa. Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 296-310, set. 2020. Doi: 10.26673/tes.v16iesp.1.14309. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14309. Acesso em: 6 abr. 2021.
BORGES, G. S.; BRAMATTI, R. A importância do espaço lúdico no ambiente hospitalar. FAG Journal of Health, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 461-465, set. 2020. Doi: 10.35984/fjh.v2i4.254. Disponível em: https://fjh.fag.edu.br/index.php/fjh/article/view/254. Acesso em: 22 abr. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.154, de 29 de julho de 2005. Dispõe sobre a transformação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – Centro Universitário Federal – EFOA/CEUFE em Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Diário Oficial da União, Brasília, 8 ago. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11154.htm. Acesso em: 4 abr. 2021.
BRITO E SILVA, A. L. et al. Importância da extensão universitária na formação profissional: projeto Canudos. Revista de Enfermagem UFPE, Teresina, v. 13, out. 2019. Doi: 10.5205/1981-8963.2019.242189. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/242189. Acesso em: 30 mar. 2021.
CANON, C. A. S.; PELEGRINELLI, G. Extensão universitária: o impacto de um projeto de extensão na formação profissional dos discentes na educação superior. Revista UFG, Goiânia, v. 19, p. 1-15, 2019. Doi: 10.5216/revufg.v19.59799. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/59799. Acesso em: 30 mar. 2021.
CARDOSO, M. C. et al. Utilização das redes sociais em projeto de extensão universitária em saúde durante a pandemia de covid-19. Expressa Extensão, Pelotas, v. 26, n. 1, p. 551-558, jan./abr. 2021. Doi: 10.15210/ee.v26i1.19640. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19640. Acesso em: 17 maio 2021.
D’ÁVILA, C. M. Didática lúdica: saberes pedagógicos e ludicidade no contexto da educação superior. Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 87-100, jul./dez. 2014. Doi: 10.9771/2317-1219rf.v3i2.9164. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9164/8968. Acesso em: 17 maio 2021.
DOUTORES DA ALEGRIA. Sobre Doutores. Disponível em: https://doutoresdaalegria.org.br/conheca/sobre-doutores/?gclid=CjwKCAjwu5CDBhB9EiwA0w6sLUEpF3gRYbciFY-CsqFoBATXPgdZBOEXOdhNNhqN2IOmdPmkZ8k_ZhoC5g4QAvD_BwE. Acesso em: 30 mar. 2021.
FERREIRA, J. D. de O. et al. Estratégias de humanização da assistência no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa. Ciência Plural, Natal, v. 7, n. 1, p. 147-163, jan. 2021. Doi: 10.21680/2446-7286.2021v7n1ID23011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/23011. Acesso em: 6 abr. 2021.
FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.
HERNÁNDEZ, Y. N.; PACHECO, J. A. C.; LARREYNAGA, M. R. La teoría Déficit de autocuidado: Dorothea Elizabeth Orem. Gac Méd Espirit, Sancti Spíritus, v. 19, n. 3, p. 89-100, set. 2017. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1608-89212017000300009. Acesso em: 22 abr. 2021.
HORST, V. S. B.; ORZECHOWSKI, S. T. O desafio e potencialidade da interdisciplinaridade no atendimento à saúde. Laplage em Revista, São Carlos, v. 3, n. 1, p. 192-201, abr. 2017. Doi: 10.24115/S2446-6220201731230p.192-201. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/295. Acesso em: 22 abr. 2021.
LACERDA, A. L de et al. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 130-144, mar. 2008. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/553. Acesso em: 17 maio 2021.
MANCHUR, J; SURIANI, A. L.; CUNHA, M. C. A. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 334-341, jul/dez. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5141/514151730016.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.
MATOS, M. L. Terapia Comunitária Integrativa e seu significado na vida de discentes: um encontro de experiências. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Centro de Educação em Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité/PB, 2016.
MORALES, A. Y. X.; CHAVAC, M. I. C. El autocuidado emocional en la educación superior. Revista Científica Internacional, Guatemala, v. 3, n. 1, p. 59-65, ago. 2020. Doi: 10.46734/revcientifica.v3i1.19. Disponível em: https://revista-cientifica-internacional.org/index.php/revista/article/view/19. Acesso em 22 abr. 2021.
MOTA, G. M. et al. A percepção dos estudantes de graduação sobre a atuação do “doutor palhaço” em um hospital universitário. Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza, v. 25, n. 2, p. 25-32, abr./jun., 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/408/40823252006.pdf. Acesso em: 17 maio 2021.
OREM, D. E. Nursing: concepts of practice. 4th. ed. St Louis (USA): Mosby Year Book Inc., 1991.
RIBEIRO, M. R. F.; PONTES, V. M. de A.; SILVA, E. A. A contribuição da extensão universitária na formação acadêmica: desafios e perspectivas. Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 52-54, jan./abr. 2017. Doi: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0004. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/9097. Acesso em: 23 abr. 2021.
ROCHA, C. R. et al. A utilização das redes sociais como estratégia para continuidade da extensão universitária em tempos de pandemia. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 261-269, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/10288. Acesso em: 17 maio 2021.
RODRIGUES, J. C.; SIMÕES, R. M. R.; PRODOCIMO, E. O lúdico no ambiente da classe hospitalar: um estudo de revisão. REFACS, Uberaba, v. 7, n. 3, p. 390-400, jul./set. 2019. Doi: 10.18554/refacs.v7i3.3336. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/3336. Acesso em: 30 mar. 2021.
SALGADO, I. Extensão universitária: suspensão de atividades de programas, projetos, cursos e eventos. 2020. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2020/03/17/nota-da-pro-reitoria-de-extensao-a-comunidade-academica/. Acesso em: 4 abr. 2021.
SALGADO, I. Nota à comunidade acadêmica: UNIFAL-MG suspende aulas presenciais a partir do dia 18 de março. 2020. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2020/03/16/nota-a-comunidade-academica-unifal-mg-suspende-aulas-presenciais-a-partir-do-dia-18-de-marco/. Acesso em: 4 abr. 2021.
SILVA, K. P. S. da et al. Autocuidado à luz da teoria de Dorothea Orem: panorama da produção científica brasileira. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 4, p. 34043-34060, 3 abr. 2021. Doi: 10.34117/bjdv7n3-047. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/27562. Acesso em: 28 jul. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.