Laboratório de Software

ambiente tecnológico de consultorias, treinamentos e práticas em análise e desenvolvimento de sistemas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-57902

Palabras clave:

Engenharia de Software, Gestão de projetos, Ensino

Resumen

O projeto de extensão “Laboratório de Software” propõe a interação da área acadêmica com a comunidade externa de forma direta e indireta, criando produtos de software que possam atender diversas pessoas e classes sociais. O projeto contribui com a formação integral dos acadêmicos, aproximando-os do ambiente empresarial, de forma que eles possam ser capazes de desenvolver aplicações, desde a engenharia de requisitos, modelagem, regras de negócio ao desenvolvimento back-end e front-end. Essa prática os transforma em profissionais com experiência em diversas áreas, não somente no ramo de desenvolvimento, como nas áreas de design, engenharia de software, e relacionamento interpessoal. O Laboratório de Software se utiliza dos conteúdos vistos em sala de aula de forma prática, fazendo, assim, com que o aluno perceba a importância de cada etapa do desenvolvimento de uma aplicação. Outro intuito é fornecer conhecimento à comunidade externa, por meio de cursos, demonstrações e consultorias na área de tecnologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Karina Vieira da Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil; professora na mesma instituição; membro do Laboratório de Software e do Grupo Inovisão; coordenadora do projeto de extensão “Programação e Robótica: uma ferramenta de inclusão tecnológica”.

Leonardo Henrique de Oliveira Dantas, Universidade Católica Dom Bosco

Graduando em Engenharia de Controle e Automação na Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil; extensionista no projeto "Programação e Robótica: uma ferramenta de inclusão tecnológica"; membro do Laboratório de Software.

Thiago Suzuqui Lodi, Universidade Católica Dom Bosco

Graduando em Engenharia de Computação na Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Marcos Alves, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor na Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil; membro do Laboratório de Análise de Software.

Virmerson Bento dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil; professor na Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil; coordenador do Laboratório de Análise de Software.

 

Citas

BECK, K. Extreme programming explained: embrace change. Boston, MA: Addison-Wesley, 1999.

BELL, D. An introduction to the unified modeling language. 2003. Disponível em: https://developer.ibm.com/articles/an-introduction-to-uml/. Acesso em: 10 jul. 2020.

CRUZ, F. Scrum e PMBOK unidos no Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro, RJ: Brasport, 2013.

FOWLER, M. UML distilled third edition: a brief guide to the standart object modeling language. 3. ed. [s.l.]: Addison-Wesley Professional, 2003.

MILLER, F. As 5 mobile app helps growers identify corn ear rot, mycotoxins. 2018. Disponível em: https://www.uaex.edu/mediaresources/news/march2018/03-27-2018-Ark-corn-pathogen-mobile-app.aspx. Acesso em: 26 jun. 2020.

PRESSMAN R. S.; MAXIM B. R. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2016.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. A guide to project management body of knowledge. 6. ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, 2004.

SCHWABER, K.; BEEDLE M. Agile software development with Scrum. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2002.

SOUZA, D.; VERGOTTINI, V.; BERNINI, D. S. D. Educação dos tempos modernos através da aprendizagem colaborativa: uma abordagem sobre Eduscrum. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE, 29., 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2018. P. 51-60. Doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.51. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7953/5651. Acesso em: 2 out. 2020.

SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, Natal, v. 5, p. 182-200, out. 2015. Doi: 10.15628/holos.2015.2880. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880/1143. Acesso em: 2 out. 2020.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

SILVA, A. K. V. da; DANTAS, L. H. de O.; LODI, T. S. .; ALVES, M.; SANTOS, V. B. dos . Laboratório de Software: ambiente tecnológico de consultorias, treinamentos e práticas em análise e desenvolvimento de sistemas. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 190–204, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-57902. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/57902. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a