Programação e robótica

uma ferramenta de inclusão tecnológica

Autores

  • Leonardo Henrique de Oliveira Dantas Universidade Católica Dom Bosco
  • Ana Karina Vieira da Silva Universidade Católica Dom Bosco
  • Alexsandro Monteiro Carneiro Universidade Católica Dom Bosco
  • Gabriel Henrique de Oliveira Dantas Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-52197

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Programação, Robótica

Resumo

O uso de sistemas robóticos no mundo moderno é crescente, pois permite desenvolver com eficiência e precisão tarefas complexas e até mesmo impossíveis para o ser humano. Ademais um sistema robótico é multidisciplinar com constante evolução, pois envolve diferentes áreas tecnológicas e de engenharias. Com o intuito de proporcionar um cenário de inclusão tecnológica, o projeto de extensão “Programação e Robótica da Universidade Católica Dom Bosco” tem por objetivo despertar o interesse nas áreas tecnológicas nos ensinos fundamental e médio. Para isso, proporciona aulas teóricas e práticas, há mais de 10 anos, em parceria com escolas públicas e particulares, desenvolvendo atividades de ensino e experimentos que disponibilizam na prática conceitos clássicos de engenharia, física, inglês, interpretação de texto, matemática e tecnologia da informação por meio de kits LEGO e linguagens de programação. Durante sua trajetória, o projeto alcançou mais de 1.000 estudantes de forma direta e indireta, auxiliando-os em escolhas profissionais e proporcionando oportunidades únicas, pois o ensino como este só é possível em escolas especializadas com custo relativamente inacessível. Com a disponibilidade de forma gratuita, o projeto atende a todos os estudantes de ensino fundamental e médio do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

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Biografia do Autor

Leonardo Henrique de Oliveira Dantas, Universidade Católica Dom Bosco

Graduando em Engenharia de Controle e Automação na Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil; extensionista bolsista do projeto de extensão “Programação e robótica: uma ferramenta de inclusão tecnológica”.

Ana Karina Vieira da Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil; professora na mesma instituição; membro do Laboratório de Software e do Grupo Inovisão; coordenadora do projeto de extensão “Programação-Robótica: uma ferramenta de inclusão tecnológica”.

Alexsandro Monteiro Carneiro, Universidade Católica Dom Bosco

Doutorando em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil; professor na mesma instituição.

Gabriel Henrique de Oliveira Dantas, Universidade Católica Dom Bosco

Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil; coordenador de projetos na Idealtech Automação.

Referências

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Publicado

05-06-2020

Como Citar

DANTAS, L. H. de O.; SILVA, A. K. V. da; CARNEIRO, A. M.; DANTAS, G. H. de O. Programação e robótica: uma ferramenta de inclusão tecnológica. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 211–221, 2020. DOI: 10.14393/REE-v19n12020-52197. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/52197. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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