Processos para transformação da prática educativa em educação física
formação continuada no âmbito da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v19n22020-54885Palabras clave:
Educação física escolar, Prática educativa, Curso de extensão, Formação continuada, LECEFResumen
Este texto trata de um relato de experiência de um curso de extensão oferecido para professores/as de educação física da rede pública de ensino de Uberlândia-MG, tem por objetivo apresentar as ações do Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física (LECEF). O relato foi elaborado a partir das ajudas-memória dos encontros do curso. Dentre os objetivos específicos do curso destacamos: refletir sobre a realidade educacional, buscando identificar o lugar da educação física na educação escolar e sua contribuição para a elevação da consciência crítica dos/das estudantes e professores/professoras; elaborar materiais curriculares para a educação física escolar. Os cursos oferecidos pelo LECEF procuram, ao mesmo tempo, compreender a realidade, contextualizando-a, e produzir ações que possam ser desencadeadas a partir dessa mesma prática de sujeitos concretos, que resultem em mudanças significativas, principalmente no processo de construção dos saberes escolares. As experiências vivenciadas nos cursos de extensão se colocam ainda como as alternativas para o envolvimento e a organização coletiva dos/das profissionais das escolas públicas, na busca da transformação da prática educativa. Ao final do curso foi possível a elaboração de uma estratégia de ensino com o tema ginástica acrobática para todos os anos da escolarização.
Descargas
Citas
AMARAL, G. A. do. Planejamento de currículo na educação física: possibilidades de um projeto coletivo para as escolas públicas de Uberlândia/Minas Gerais. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 133-155, jan./abr. 2004. Doi: 10.22456/1982-8918.2829.
AMARAL, G. A. do; ANTUNES, M. F. de S. A produção de instrumentos de planejamento: um projeto coletivo para transformação da prática docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17., 2011, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2011. p. 1-14. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2011/2011/paper/view/3602/1535. Acesso em: 5 maio 2019.
ANDRÉ, M. E. D. A. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.
ANTUNES, M. F. de S.; AMARAL, G. A. do. A construção de um modelo curricular para a educação física a partir do cotidiano escolar: possibilidades de um projeto de extensão. Revista Triângulo, Uberaba, v. 8, p. 113-128, 2015. Doi: 10.18554/rt.v8i2.512.
ANTUNES, M. F. de S. et al. Formação continuada em educação física escolar: fundamentos e desafios de um projeto crítico de educação. Em Extensão, v. 16, n. 1, p. 67-84, 2017. Doi: 10.14393/REE-v16n12017_art04.
ARANHA, M. L. de A. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1996.
BATISTA, N. J.; CAIXETA, S. da S. A aula de educação física como tema de ensino. In: MACHADO, G. B.; FÉLIX, R. G.; MAIYOSHI, S. C. dos S. Educação física: práticas docentes. Uberlândia: Sibipiruna, 2020. p. 155-169.
BRACHT, V. Cultura corporal, cultural de movimento ou cultura corporal de movimento? In: SOUZA JÚNIOR, M. (org.). Educação física escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.
BRZEZINSKI, I.; GARRIDO, E. Análise dos trabalhos do GT Formação de Professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, p. 82-100, set./dez. 2001. Doi: 10.1590/S1413-24782001000300008.
CAIXETA, S. da S. et al. Elaboração de materiais curriculares na educação física escolar. In: CONGRESSO SUDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 6., 2018, Campinas-SP. Anais [...]. Campinas-SP: Unicamp, 2018. p. 32-32.
CAIXETA, S. da S.; BATISTA, N. J. Estratégias de ensino nas aulas de educação física: o caso dos jogos eletrônicos. In: MACHADO, G. B.; FÉLIX, R. G.; MAIYOSHI, S. C. dos S. Educação física: práticas docentes. Uberlândia: Sibipiruna, 2020. p. 63-75.
CUNHA, M. I. da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, Ahead of print, 2013, p. 1-17. Doi: 10.1590/S1517-97022013005000014.
DALBEN, A. I. L. de F. Formação continuada de professores: ideias para a construção de uma política integrada entre universidade e sistemas de ensino. In: CALDERANO, M. da A.; LOPES, P. R. C. (org.). Formação de professores no mundo contemporâneo: desafios, experiências e perspectivas. Juiz de Fora: EDUFJF, 2006. p. 131-146.
GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I. de; LEITE, Y. U. F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro, 2008.
GRACIOLLI, E. J.; LUCAS, M. R. “Terceiro Setor” e ressignificação da sociedade civil. Margem Esquerda, São Paulo, n. 13, p.100-116, 2009.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1995. (Coleção Magistério Superior).
NEVES, L. M. W. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 1994.
O HOMEM na coisa. Direção de Tom Tykwer. [s.i.]: 2008. (12 min.): son., color. Legendado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cSxdMv4UEoQ. Acesso em: 11 abr. 2019.
O CHEIRO do ralo. Direção de Heitor Dhalia. Roteiro: Marçal Aquino e Heitor Dhalia. [s.i.]: Branca Filmes, geração Conteúdo Etristero Filmes, 2007. (100 min.): son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5wi2MHA4vKk. Acesso em: 16 jun. 2019.
QUANTO vale ou é por quilo?. Direção de Sérgio Bianchi. Produção de Luís Alberto Pereira e Patrick Leblanc. Roteiro: Eduardo Benaim e Sergio Bianchi. [s.i.]: 2005. (110 min.): son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fZhaZdCqrHg. Acesso em: 16 jun. 2019.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B. O contexto da atividade profissional e as condições de trabalho: dimensões do profissionalismo docente. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M; AQUINO, O. F. (org.) Ensino Médio: o estado atual, políticas e formação de professores. Uberlândia: EDUFU, 2012, p. 229-252.
ROCHA, A. P. Palco de conflitos: escola pública no capitalismo, aparelho hegemônico ou instrumento de contra hegemonia? 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2005. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp025783.pdf. Acesso em: 9 jun. 2020.
ROTELLI, P. P. A construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física. 2012. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Revista Brasileira de Educação, Brasília, v. 15, n. 45, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/02.pdf. Acesso em: 16 jun. 2019. 10.1590/S1413-24782010000300002.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da relação conteúdo/método no processo pedagógico. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.
SEVERINO, A. J. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’ Água, 2001.
SOARES, C. L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 6-12, 1996.
TERRA, D. V.; AGUIAR, C. S. de; ROTELLI, P. P. Construção de materiais curriculares na educação física escolar. Revista Especial de Educação Física, Uberlândia, v. 3, n.1, nov. 2006. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/Simp_2006/artigos/04_esporte_trab_03.pdf. Acesso em: 9 jun. 2019. Doi: 10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.139637.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.