Formação continuada em educação física escolar

fundamentos e desafios de um projeto crítico de educação

Autores

  • Marina Ferreira de Souza Antunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Natalia Justino Batista Universidade Federal de Uberlândia
  • Sara da Silva Caixeta Universidade Federal de Uberlândia
  • Larissa Ramos Duarte Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v16n12017_art04

Palavras-chave:

educação física, planejamento de ensino, Estratégia de Ensino, Trabalho coletivo

Resumo

O tema da formação de professores/as tem ganhado centralidade nas pesquisas acadêmicas, principalmente no âmbito das pesquisas realizadas na perspectiva do "professor pesquisador", e na consolidação das parcerias entre universidades e sistemas de ensino, fomentando programas de formação continuada. O Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (LECEF/FAEFI/UFU) encontra-se nesse âmbito, constituindo-se como um espaço aglutinador de professores/as e estudantes, e tem como objetivos aprofundar o estudo sobre questões relacionadas à instituição escolar, ao ensino e ao planejamento de currículo para a Educação Física como componente curricular, bem como constituir espaços de formação continuada que promovam mudanças qualitativas na prática docente. O trabalho em questão apresenta um modelo de planejamento de ensino realizado no componente curricular da educação física, elaborado em um contexto de planejamento coletivo, no âmbito de um projeto de extensão oferecido pelo LECEF. Explicitamos os princípios e pressupostos da concepção orientadora do processo de planejamento adotada. Destacamos que o trabalho coletivo proporciona diálogo, troca de experiências, disposição para ouvir, superando as dificuldades do individualismo e do isolamento presentes na rotina de organização e realização do trabalho pedagógico.

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Biografia do Autor

Marina Ferreira de Souza Antunes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil; professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Natalia Justino Batista, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora da rede municipal de ensino de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Sara da Silva Caixeta, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora das
redes estadual e municipal de ensino de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Larissa Ramos Duarte, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Laboratório de Estudos sobre Currículo, Escola e Educação Física; bolsista CAPES.

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Publicado

22-08-2017

Como Citar

ANTUNES, M. F. de S. .; BATISTA, N. J. .; CAIXETA, S. da S.; DUARTE, L. R. Formação continuada em educação física escolar: fundamentos e desafios de um projeto crítico de educação. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 67–84, 2017. DOI: 10.14393/REE-v16n12017_art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/36399. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais