Formação continuada em educação física escolar
fundamentos e desafios de um projeto crítico de educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v16n12017_art04Palavras-chave:
educação física, planejamento de ensino, Estratégia de Ensino, Trabalho coletivoResumo
O tema da formação de professores/as tem ganhado centralidade nas pesquisas acadêmicas, principalmente no âmbito das pesquisas realizadas na perspectiva do "professor pesquisador", e na consolidação das parcerias entre universidades e sistemas de ensino, fomentando programas de formação continuada. O Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (LECEF/FAEFI/UFU) encontra-se nesse âmbito, constituindo-se como um espaço aglutinador de professores/as e estudantes, e tem como objetivos aprofundar o estudo sobre questões relacionadas à instituição escolar, ao ensino e ao planejamento de currículo para a Educação Física como componente curricular, bem como constituir espaços de formação continuada que promovam mudanças qualitativas na prática docente. O trabalho em questão apresenta um modelo de planejamento de ensino realizado no componente curricular da educação física, elaborado em um contexto de planejamento coletivo, no âmbito de um projeto de extensão oferecido pelo LECEF. Explicitamos os princípios e pressupostos da concepção orientadora do processo de planejamento adotada. Destacamos que o trabalho coletivo proporciona diálogo, troca de experiências, disposição para ouvir, superando as dificuldades do individualismo e do isolamento presentes na rotina de organização e realização do trabalho pedagógico.
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