Percepção de gestantes, profissionais de saúde e representantes do ensino superior na prática em grupo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v19n22020-53920Palabras clave:
Relações Comunidade-Instituição, Educação em saúde, GestantesResumen
Este estudo de extensão universitária teve como objetivo mostrar a percepção de gestantes, equipe multiprofissional, docentes e discentes sobre a prática de grupo com gestantes da Estratégia de Saúde da Família de um município do sudoeste goiano. Participaram 15 professores da Universidade Federal de Jataí (UFJ), 15 acadêmicos, 6 agentes comunitários de saúde, 6 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, 20 gestantes, além de companheiros e/ou outro familiar. Foram realizadas atividades educativas com metodologias ativas uma vez por mês, com duração de 15 meses. Foi disponibilizado lanche e sorteados brindes e cestas básicas às gestantes em situação de vulnerabilidade social e econômica, com intuito de motivá-las a comparecer ao grupo. Portanto, a percepção dos participantes (gestantes, enfermeiros, docentes e discentes) sobre as atividades educativas foi a construção do saber, de promover o autocuidado e empoderamento das gestantes. A experiência contribuiu para o avanço do ensino-aprendizagem dos alunos.
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