Estratégia intersetorial de educação no trânsito

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-54120

Palavras-chave:

Relações Comunidade-Instituição, Acidentes de Trânsito, Educação

Resumo

O projeto de extensão e cultura aqui relatado foi desenvolvido com a comunidade de um município do sudoeste goiano. O objetivo foi oferecer um espaço para reflexão da sociedade, voltado à prevenção e redução dos acidentes de trânsito terrestres, com ênfase na proteção da vida. Ocorreu em três edições, nos anos de 2014, 2015 e 2016, intitulado Seminário sobre Prevenção de Acidentes de Trânsito – SEPATRAN. Constituiu-se na realização de seminários aberto à participação de toda sociedade. Utilizou-se, como metodologia, palestras educativas e oficinas, tema livre para questionamento e troca de ideias. Premiações foram utilizadas como forma de incentivo ao feedback da comunidade para as temáticas desenvolvidas. Foi disponibilizado espaço para reflexão da sociedade voltado à prevenção e à redução dos acidentes de trânsito terrestres, assim favoreceu a inserção dessa temática no cotidiano da sociedade.

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Biografia do Autor

Lázaro Alves Cabral, Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás, Brasil; professor da rede estadual de educação de  Goiás, Brasil.

Reila Campos Guimarães de Araújo, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás, Brasil; professora assistente da Universidade Federal Jataí, Goiás, Brasil.

Guilherme Silva Mendonça, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; enfermeiro do Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Bruno Bordin Pelazza, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral na Associação de Estudos e Pesquisas aos Portadores de Alzheimer, Paraná, Brasil; professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, Brasil.

Cacia Regia de Paula, Universidade Federal de Jataí

Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal de Goiás, Brasil; professora assistente da Universidade Federal de Jataí, Goiás, Brasil.

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

CABRAL, L. A. .; ARAÚJO, R. C. G. de .; MENDONÇA, G. S.; PELAZZA, B. B. .; PAULA, C. R. de . Estratégia intersetorial de educação no trânsito: relato de experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 137–146, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-54120. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/54120. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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