Educação em saúde para escolares
conhecer para prevenir
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-48942Palabras clave:
Doenças cardiovasculares, Educação em saúde, Promoção da saúde, AdolescentesResumen
Este relato tem como objetivo descrever a experiência e a importância de um projeto de extensão desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal de Uberlândia em parceria com uma escola estadual da cidade em 2018. Relata como foram desenvolvidas as atividades de educação, promoção e prevenção em saúde para os escolares. Descreve a metodologia da intervenção e quais os instrumentos utilizados para a abordagem dos temas. Os temas abordados incluem as principais doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio, Diabetes Mellitus, acidente vascular encefálico e o uso de álcool e drogas. Obtivemos como resultados a desmistificação de construções culturais e esclarecimento de dúvidas dos temas abordados, o que gerou interesse e participação dos escolares nas atividades realizadas. Concluímos que é de suma importância facilitar o conhecimento dos jovens sobre as doenças cardiovasculares na intenção de promover, prevenir e proteger a saúde, pois esses podem evitar ou remediar condições crônicas futuras.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Diretrizes para implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas Brasília: MS/SVS, 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_prevencao_escolas.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.
CAMARGO, B. V.; BERTOLDO, R. Comparação da vulnerabilidade de estudantes da escola pública e particular em relação ao HIV. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 23, n. 4, p. 369-379, 2006. Doi: 10.1590/S0103-166X2006000400005.
FERGUSSON, D. M.; LYNSKEY, M. T. Alcohol misuse and adolescent sexual behaviors and risk taking. Pediatrics, Christchurch, v. 98, n. 1, p. 91-6, 1996. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8668418. Acesso em: 22 abr. 2019.
MACHADO, J. C. Estratégias de educação em saúde e nutrição na atenção primária aos portadores de hipertensão arterial. 2016. 229 f. Tese (Doutorado em Ciência da Nutrição) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2016.
MALTA, D.C. et al. Prevalência do consumo de álcool e drogas entre adolescentes: análise dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar. Rev Bras Epidemiol, São Paulo, v. 14, Supl.1, p. 136-46, set. 2011. Doi: 10.1590/S1415-790X2011000500014.
TOLEDO, M. T. T.; ABREU, M. N.; LOPES, A. C. S. Adesão a modos saudáveis de vida mediante aconselhamento por profissionais de saúde. Rev Saúde Pública, São Paulo, v. 47, n. 3, p. 540-8, 2013. Doi: 10.1590/S0034-8910.2013047003936.
WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. World health statistics 2018: monitoring health for the SDGs, sustainable development goals. Geneva: WHO, 2018. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/272596/9789241565585-eng.pdf. Acesso em: 17 abr. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.