Estar presente no museu
improvisação em dança em relação a exposições de artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n12019-44119Palabras clave:
Improvação, Dança, Mediação, Presença, Museu de arteResumen
Este texto apresenta duas propostas entre dança e artes visuais realizadas no Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A primeira pensa sobre uma prática de improvisação em dança baseada na experiência estética estabelecida no museu; a segunda discute um processo de composição em tempo real na dança, realizado a partir da relação com obras de arte, espaço arquitetônico e público do museu. A partir dessas experiências, surgem reflexões sobre a noção de estado de presença como forma de vivenciar experiências estéticas, mais sensíveis, atentas, integrais (tanto para o improvisador quanto para o público de arte). Por fim, pretende-se destacar como a improvisação pode desdobrar múltiplos processos de criação e aprendizagem da arte.
Descargas
Citas
DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 648 p.
GUERRERO, M. F. Improvisação em dança: sobre as relações entre restrição e possibilidade. 2006. Monografia (Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança) – Programa de Pós-Graduação em Dança, Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.
GUERRERO, M. F. Sobre as restrições compositivas implicadas na improvisação em dança. 2008. 93 f. Dissertação (Mestrado em Dança) – Programa de Pós-Graduação em Dança, Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
KLOETZEL, M.; PAVLIK, C. Site dance: choreographers and the lure of alternative spaces. Publisher: University Press of Florida, 2011. 336 p.
MUNIZ, Z. M. Improvisação como processo de composição na dança contemporânea. 2004. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
MUNIZ, Z. M. A improvisação como um elemento transformador da função do coreógrafo na dança. 2014. Tese (Doutorado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
SILVA, C. M. F. A casa como universo em expansão. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP. ARTE: SEUS ESPAÇOS E/EM NOSSO TEMPO, 25., 2016, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Editora da ANPAP, 2016. p. 1.453-1.468.
SHUSTERMAN, R. Somaesthetics: a disciplinary proposal. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, New Jersey, v. 57, n. 3, p. 299-313, 1999. Doi: 10.2307/432196.
SHUSTERMAN, R. Consciência corporal. Rio de Janeiro: E Realizações, 2012. 352 p.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.