A dança nas atividades de extensão da Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-65249Palavras-chave:
Dança, Educação, Consciência pelo movimento, Ações de extensãoResumo
Neste texto, apresentamos três atividades de extensão vinculadas ao curso de dança da Universidade Federal de Uberlândia, realizadas ao longo do período de 2012 a 2019, são elas: Alongamento Consciente (2012 a 2019), Projeto Corpo e(m) Movimento (2014 a 2019), Aulas de Dança – vinculadas à Universidade Amiga da Pessoa Idosa-UNAI (2016 a 2019). Apresentamos em cada Curso/Projeto/Programa o(s) envolvidos na ação (proponentes e público participante), o período de realização das ações, algumas particularidades das atividades, fundamentações teóricas e didático pedagógicas sobre essas práticas, reflexões sobre os aprendizados, repercussões da ação nos discentes envolvidos. Nas considerações finais buscamos refletir ainda sobre a importância dessas ações no âmbito da extensão universitária.
Downloads
Referências
ALON, R. Espontaneidade consciente: desenvolvendo o método Feldenkrais. Tradução de Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Summus Editorial, 2000.
FERNANDES, A. et al. Cinesiologia do alongamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.
FELDENKRAIS, M. O poder da autotransformação: a dinâmica do corpo e da mente. São Paulo: Summus Editorial, 1994.
GUERRERO, M. F. Formas de improvisação em dança. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (ABRACE), 5., 2008, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
HAAS, J. G. Anatomia da dança. Tradução de Paulo Laino Cândido. Barueri, SP: Manole, 2011.
HANNA, T. What is Somatics? Parte I. Somatics: Magazine Journal of the Bodily Arts and Sciences, Novato, v. 5, n. 4, spring/summer 1986. Disponível em: https://somatics.org/library/htl-wis1. Acesso em: 10 fev. 2022.
MARQUES, I. A. Ensino da dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
MARQUES, I. Dançando na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MYERS, T. W. Trilhos anatômicos: meridianos miofasciais para terapeutas manuais e do movimento. Tradução de Maria Idalina Ferreira Lopes. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2016.
PORPINO, K. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2018.
ROSÁRIO, J.L.; MARQUES, A. P.; MALUF; S. A. Aspectos clínicos do alongamento: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 8, n.1, p. 83-88, jan. 2004.
VILAS BOAS, P. A improvisação em dança: um diálogo entre a criança e o artista-professor. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patricia Chavarelli Vilela da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.