Dialogando sobre cultura de paz e bullying por meio de uma web rádio com alunos de escolas públicas de Picos, Piauí
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-rel09Palabras clave:
Tecnologia, educação em saúde, adolescentes.Resumen
Objetivou-se descrever as experiências com a mobilização de estudantes de escolas públicas do município de Picos, Piauí, utilizando a tecnologia da Web Rádio AJIR (Associação dos Jovens do Irajá), como meio de transmissão do programa "Em Sintonia com a Saúde" sobre cultura de paz e bullying. Trata- se de um relato de experiência do projeto de extensão Web Cuidado em Infância e Juventude nas Escolas, com a transmissão da Web Rádio AJIR no mês de agosto de 2016, em uma escola de Picos com 20 alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Sobre cultura e paz, verificou-se que as principais dúvidas estavam relacionadas em como construir a paz (38,9%). Quanto ao bullying, o principal questionamento foi sobre o que fazer para que ele não aconteça (33,3%). Concluímos que por meio de atividades como essa é possível despertar um contato direto com a juventude e observar a enorme ânsia no aprendizado quando se tem a valiosa associação entre tecnologias e educação.
Descargas
Citas
ARAÚJO, M. M. S. Violência escolar: sobre métodos e atitudes utilizadas dos professores do ensino fundamental menor em uma escola municipal de Castanhal, 2017. 45 f. Monografia (Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Conselho Nacional de Saúde (BR). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, DF, 2012.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico 2016. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/picos/panorama. Acesso em: 14 set. 2018.
CERDAS-AGÜERO, E. Desafíos de la educación para la paz hacia la construcción de una cultura de paz. Revista Electrónica Educare, Heredia, v. 19, n. 2, p. 135- 154, maio-ago. 2015. doi: 10.15359/ree.19-2.9.
CORREIA, R. L.; SANTOS, J. G. A importância da tecnologia da informação e comunicação (TIC) na educação a distância (EAD) do ensino superior (IES). Aprendizagem em EAD, Taguatinga, v. 2, n. 1, p. 1- 16, nov. 2013. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/raead/article/view/4399/2899. Acesso em: 14 set. 2018.
DOURADO, I. F. et al. Uso das TIC no ensino de ciências na educação básica: uma experiência didática. Rev. Ed. Ens. Ciênc. Human., Londrina, v. 15, n. esp, p. 357-365, 2014. doi: 10.17921/2447-8733.2014v15n0p%25p
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo; Atlas, 2010. 176 p.
HERRERA, M. A.; FERNÁNDEZ, D. C.; SEGUEL, R. C. Percepción de los profesores sobre integración de TIC en las prácticas de enseñanza en relación a los marcos normativos para la profesión docente en Chile. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 26, n. 98, p. 163-184, 2018. doi: 10.1590/s0104- 40362017002501119.
MOTA, D. N. et al. Tecnologias da informação e comunicação: influências no trabalho da estratégia Saúde da Família. J. Health Inform., São Paulo, v. 10, n. 2, p. 45-49, abr.-jun. 2018. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/viewFile/563/330. Acesso em: 18 jun. 2018
NAVES, E. T. Fazer-saber: reflexões sobre a função acadêmica da extensão universitária. Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 9-29, jan.-jul. 2015. doi: 10.14393/REE-v14n12015_ art01.
OLWEUS, D. School bullying: development and some important challenges. Annu. Rev. Clin Psychol, Palo Alto, v. 9, p. 751-780, 2013. doi: 10.1146/annurev-clinpsy-050212- 185516.
PESSONI, A.; GOULART, E. Tecnologias e o ensino na área da Saúde. ABCS Health Sci., Santo André, v. 40, n. 3, p. 270- 275, 2015. doi: 10.7322/abcshs.v40i3.807.
PINTO, L. W.; ASSIS, S. G. Estudo descritivo das tentativas de suicídio na população idosa brasileira, 2000- 2014. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 6, p. 1681-1692, 2015. doi: 10.1590/1413-81232015206.03532015.
ROCHA, L. A. et al. Dialogando com a juventude sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero. In: SILVA, A. R. V. et al. Interlocuções entre vivências coletivas na promoção da saúde. Teresina: EDUFPI, 2018. p. 362- 373.
ROCHA, M. O.; COSTA, C. L.; PASSOS NETO, I. Bullying e o papel da sociedade. Cadernos de Graduação: Ciências Humanas e Sociais, Acaraju, v. 1, n. 16, p. 191-199, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/view/534/259. Acesso em: 14 set. 2018.
RUÍZ, CA. Teología y cultura de paz. Cultura de Paz, Manágua, v. 20, n. 62, p.16-24, 2014. Disponível em: http://revistasnicaragua.net.ni/index.php/culturadepaz/article/view/1001. Acesso em: 19 ago. 2018.
SANTOS, A. L. L. et al. Cibercultura e jovens: um diálogo a partir da Psicologia. Revista Mangaio Acadêmico, João Pessoa, v. 2, n. 3, p. 101-106, 2017. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/mangaio/article/view/4478. Acesso em: 19 ago. 2018.
TORRES, R. A. M. et al. Comunicação em saúde: uso de uma web rádio com escolares. J. Health Inform., São Paulo, v. 7, n. 2, p. 58- 61, 2015. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/325. Acesso em: 20 jul. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.