Dialogando sobre cultura de paz e bullying por meio de uma web rádio com alunos de escolas públicas de Picos, Piauí

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-rel09

Keywords:

Tecnologia, educação em saúde, adolescentes.

Abstract

Objetivou-se descrever as experiências com a mobilização de estudantes de escolas públicas do município de Picos, Piauí, utilizando a tecnologia da Web Rádio AJIR (Associação dos Jovens do Irajá), como meio de transmissão do programa "Em Sintonia com a Saúde" sobre cultura de paz e bullying. Trata- se de um relato de experiência do projeto de extensão Web Cuidado em Infância e Juventude nas Escolas, com a transmissão da Web Rádio AJIR no mês de agosto de 2016, em uma escola de Picos com 20 alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Sobre cultura e paz, verificou-se que as principais dúvidas estavam relacionadas em como construir a paz (38,9%). Quanto ao bullying, o principal questionamento foi sobre o que fazer para que ele não aconteça (33,3%). Concluímos que por meio de atividades como essa é possível despertar um contato direto com a juventude e observar a enorme ânsia no aprendizado quando se tem a valiosa associação entre tecnologias e educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eduardo de Oliveira Martins Dantas, Faculdade Entre Rios

Postgraduate student in Public Health, Entre Rios College, State of Piauí, Brazil; member of the extension project “Web care in childhood and youth in schools”.

Victorugo Guedes Alencar Correia, Universidade Federal do Piauí

Postgraduate in Health Management, Federal University of Piaui, State of Piauí, Brazil; member of the extension project “Web care in childhood and youth in schools”.

Marcos Renato de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

PhD of Clinical Care, State University of Ceará, State of Ceará, Brazil; professor at the Federal University of Piauí, State of Piaui, Brazil; coordinator of the extension project “Webcare in childhood and youth inschools" 

Raimundo Augusto Martins Torres, Universidade Estadual do Ceará

PhD in Education, UniversityFederal of Ceará, State of Ceará, Brazil; professor at the Ceará State University, Brazil, responsible for web radio AJIR.

References

ARAÚJO, M. M. S. Violência escolar: sobre métodos e atitudes utilizadas dos professores do ensino fundamental menor em uma escola municipal de Castanhal, 2017. 45 f. Monografia (Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Conselho Nacional de Saúde (BR). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, DF, 2012.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico 2016. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/picos/panorama. Acesso em: 14 set. 2018.

CERDAS-AGÜERO, E. Desafíos de la educación para la paz hacia la construcción de una cultura de paz. Revista Electrónica Educare, Heredia, v. 19, n. 2, p. 135- 154, maio-ago. 2015. doi: 10.15359/ree.19-2.9.

CORREIA, R. L.; SANTOS, J. G. A importância da tecnologia da informação e comunicação (TIC) na educação a distância (EAD) do ensino superior (IES). Aprendizagem em EAD, Taguatinga, v. 2, n. 1, p. 1- 16, nov. 2013. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/raead/article/view/4399/2899. Acesso em: 14 set. 2018.

DOURADO, I. F. et al. Uso das TIC no ensino de ciências na educação básica: uma experiência didática. Rev. Ed. Ens. Ciênc. Human., Londrina, v. 15, n. esp, p. 357-365, 2014. doi: 10.17921/2447-8733.2014v15n0p%25p

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo; Atlas, 2010. 176 p.

HERRERA, M. A.; FERNÁNDEZ, D. C.; SEGUEL, R. C. Percepción de los profesores sobre integración de TIC en las prácticas de enseñanza en relación a los marcos normativos para la profesión docente en Chile. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 26, n. 98, p. 163-184, 2018. doi: 10.1590/s0104- 40362017002501119.

MOTA, D. N. et al. Tecnologias da informação e comunicação: influências no trabalho da estratégia Saúde da Família. J. Health Inform., São Paulo, v. 10, n. 2, p. 45-49, abr.-jun. 2018. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/viewFile/563/330. Acesso em: 18 jun. 2018

NAVES, E. T. Fazer-saber: reflexões sobre a função acadêmica da extensão universitária. Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 9-29, jan.-jul. 2015. doi: 10.14393/REE-v14n12015_ art01.

OLWEUS, D. School bullying: development and some important challenges. Annu. Rev. Clin Psychol, Palo Alto, v. 9, p. 751-780, 2013. doi: 10.1146/annurev-clinpsy-050212- 185516.

PESSONI, A.; GOULART, E. Tecnologias e o ensino na área da Saúde. ABCS Health Sci., Santo André, v. 40, n. 3, p. 270- 275, 2015. doi: 10.7322/abcshs.v40i3.807.

PINTO, L. W.; ASSIS, S. G. Estudo descritivo das tentativas de suicídio na população idosa brasileira, 2000- 2014. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 6, p. 1681-1692, 2015. doi: 10.1590/1413-81232015206.03532015.

ROCHA, L. A. et al. Dialogando com a juventude sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero. In: SILVA, A. R. V. et al. Interlocuções entre vivências coletivas na promoção da saúde. Teresina: EDUFPI, 2018. p. 362- 373.

ROCHA, M. O.; COSTA, C. L.; PASSOS NETO, I. Bullying e o papel da sociedade. Cadernos de Graduação: Ciências Humanas e Sociais, Acaraju, v. 1, n. 16, p. 191-199, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/view/534/259. Acesso em: 14 set. 2018.

RUÍZ, CA. Teología y cultura de paz. Cultura de Paz, Manágua, v. 20, n. 62, p.16-24, 2014. Disponível em: http://revistasnicaragua.net.ni/index.php/culturadepaz/article/view/1001. Acesso em: 19 ago. 2018.

SANTOS, A. L. L. et al. Cibercultura e jovens: um diálogo a partir da Psicologia. Revista Mangaio Acadêmico, João Pessoa, v. 2, n. 3, p. 101-106, 2017. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/mangaio/article/view/4478. Acesso em: 19 ago. 2018.

TORRES, R. A. M. et al. Comunicação em saúde: uso de uma web rádio com escolares. J. Health Inform., São Paulo, v. 7, n. 2, p. 58- 61, 2015. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/325. Acesso em: 20 jul. 2018.

Published

2019-02-17

How to Cite

DANTAS, E. de O. M.; CORREIA, V. G. A.; OLIVEIRA, M. R. de; TORRES, R. A. M. . Dialogando sobre cultura de paz e bullying por meio de uma web rádio com alunos de escolas públicas de Picos, Piauí. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 212–221, 2019. DOI: 10.14393/REE-v17n22018-rel09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/43229. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência

Most read articles by the same author(s)