Ação extensionista e a formação docente em teatro

experiência na oficina "Theatro José de Alencar em cena drama e criação de narrativas"

Autores/as

  • Jeísa Rodrigues Fontenele Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n12018-rel03

Palabras clave:

extensão universitária, formação de professores, drama como método.

Resumen

O presente trabalho analisa a experiência discente na oficina "Theatro José de Alencar cena: drama e criação de narrativas", atividade com caráter extensionista proposta no âmbito da disciplina "Drama como método de ensino", ofertada aos alunos do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará. Aborda questões acerca da importância da extensão universitária enquanto componente curricular na formação do docente em teatro e da promoção de ambientes que favoreçam o desenvolvimento da autonomia dos licenciandos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeísa Rodrigues Fontenele, Universidade Federal do Ceará

Graduanda de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Ceará.

Citas

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. doi: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25.

BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária 2011-2020. Institui o Plano Nacional de Extensão Universitária – PNExt. 2011.

CABRAL, B. A. V. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006. 127 p. (Edições Mandacaru).

______. O professor dramaturg e o drama na pós-modernidade. Revista ouvirOUver, Uberlândia, n. 3, p. 47-56, 2007.

FIGUEIREDO, R. C. A aprendizagem da docência em teatro através da participação em um projeto de extensão universitária. Revista de Pesquisa em Arte, Natal, v. 2, n. 1, p. 138-153, jan./jun. 2015. FIGUEIREDO, R. C. A formação extensionista do professor de teatro: implicações e diálogos na educação infantil. TEATRO: criação e construção de conhecimento [online], Palmas, v. 4, n. 5, p. 43-50, jan./jun. 2016.

INGOLD, T. From the transmission of representations to the education of attention. In: WHITEHOUSE, H. (Ed.), The debated mind: evolutionary psychology versus ethnography. Oxford: Berg, 2001. p. 113-153.

REWALD, R. Dramaturgia: o texto e tudo o mais ao redor. Revista Sala Preta, São Paulo, p. 281-291, maio 2010. doi: http://dx.doi. org/10.11606/issn.2238-3867.v9i0p281-291.

SANTOS, G. C. V. et al. “Habilidades” e “Competências” a desenvolver na capacitação de psicólogos: uma contribuição da análise do comportamento para o exame das diretrizes curriculares. Revista Interação em Psicologia, Curitiba, ano 13, v. 1, p. 131-145, 2009.

SOMMERS, J. Narrativa, drama e estímulo composto. Tradução de Beatriz A. V. Cabral. Revista Urdimento, n. 17, set. 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 328 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Projeto Político- Pedagógico do Curso de Teatro - Licenciatura. Fortaleza, 2011.

Publicado

2018-08-09

Cómo citar

FONTENELE, J. R. . Ação extensionista e a formação docente em teatro : experiência na oficina "Theatro José de Alencar em cena drama e criação de narrativas". Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 120–130, 2018. DOI: 10.14393/REE-v17n12018-rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/41137. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência