Ação extensionista e a formação docente em teatro
experiência na oficina "Theatro José de Alencar em cena drama e criação de narrativas"
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v17n12018-rel03Palavras-chave:
extensão universitária, formação de professores, drama como método.Resumo
O presente trabalho analisa a experiência discente na oficina "Theatro José de Alencar cena: drama e criação de narrativas", atividade com caráter extensionista proposta no âmbito da disciplina "Drama como método de ensino", ofertada aos alunos do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará. Aborda questões acerca da importância da extensão universitária enquanto componente curricular na formação do docente em teatro e da promoção de ambientes que favoreçam o desenvolvimento da autonomia dos licenciandos.
Downloads
Referências
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. doi: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25.
BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária 2011-2020. Institui o Plano Nacional de Extensão Universitária – PNExt. 2011.
CABRAL, B. A. V. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006. 127 p. (Edições Mandacaru).
______. O professor dramaturg e o drama na pós-modernidade. Revista ouvirOUver, Uberlândia, n. 3, p. 47-56, 2007.
FIGUEIREDO, R. C. A aprendizagem da docência em teatro através da participação em um projeto de extensão universitária. Revista de Pesquisa em Arte, Natal, v. 2, n. 1, p. 138-153, jan./jun. 2015. FIGUEIREDO, R. C. A formação extensionista do professor de teatro: implicações e diálogos na educação infantil. TEATRO: criação e construção de conhecimento [online], Palmas, v. 4, n. 5, p. 43-50, jan./jun. 2016.
INGOLD, T. From the transmission of representations to the education of attention. In: WHITEHOUSE, H. (Ed.), The debated mind: evolutionary psychology versus ethnography. Oxford: Berg, 2001. p. 113-153.
REWALD, R. Dramaturgia: o texto e tudo o mais ao redor. Revista Sala Preta, São Paulo, p. 281-291, maio 2010. doi: http://dx.doi. org/10.11606/issn.2238-3867.v9i0p281-291.
SANTOS, G. C. V. et al. “Habilidades” e “Competências” a desenvolver na capacitação de psicólogos: uma contribuição da análise do comportamento para o exame das diretrizes curriculares. Revista Interação em Psicologia, Curitiba, ano 13, v. 1, p. 131-145, 2009.
SOMMERS, J. Narrativa, drama e estímulo composto. Tradução de Beatriz A. V. Cabral. Revista Urdimento, n. 17, set. 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 328 p.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Projeto Político- Pedagógico do Curso de Teatro - Licenciatura. Fortaleza, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.