Levando o cérebro para além do campus

criando laços entre a Universidade e a comunidade para divulgação científica

Autores/as

  • Andressa Ferreira Mandarino Universidade Federal do Pampa
  • Liane da Silva de Vargas Universidade Federal do Pampa
  • Pâmela Billig Mello Carpes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n12018-rel09

Palabras clave:

Neurociência, Divulgação científica, Universidade- Comunidade, Popularização da ciência

Resumen

A compreensão de aspectos gerais acerca da organização e do funcionamento do sistema nervoso é importante, uma vez que traz diversos benefícios para uma melhoria na qualidade de vida da população em geral. Este texto tem a finalidade de relatar a organização e o impacto de um conjunto de ações de divulgação neurocientífica realizadas junto à comunidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Ao longo do ano de 2016, a equipe do programa de extensão POPNEURO participou de eventos e feiras que ocorreram em diferentes locais do município, promovidos por escolas e associações, proporcionando atividades de popularização da neurociência para o público em geral, e, assim, criando laços entre a Universidade e a comunidade. Dentre as temáticas tratadas estão: neuroanatomia e neurofisiologia, doenças do cérebro, microcefalia e neuromitos. Lançamos mão de diversas estratégias, dentre as quais se destacam o uso de peças anatômicas sintéticas, cartazes e fôlderes autoexplicativos. Percebemos a ativa participação de uma população de diversas faixas etárias, com níveis de interesse variados de acordo com a temática. As atividades propostas atenderam o objetivo de popularizar conceitos importantes da neurociência, de forma agradável e lúdica, além de permitir a interação entre a comunidade e Universidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andressa Ferreira Mandarino, Universidade Federal do Pampa

Graduanda em Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil; bolsista de extensão do Programa

Liane da Silva de Vargas, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Ciências Biológicas (Fisiologia) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora colaboradora no curso de Especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Fisiologia

Pâmela Billig Mello Carpes, Universidade Federal do Pampa

Fisioterapeuta. Formação Pedagógica - Habilitação Anatomia e Fisiologia Humana. Mestrado em Fisiologia. Doutorado em Fisiologia. Pós-doutorado em Neurofisiologia (KUL - Bélgica)

Citas

BORGES, J. L.; CARNIELLI, B. L. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, p. 113-139, jan.-abr. 2005. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000100007.

BROCKINGTON, G.; MESQUITA, L. As consequências da má divulgação científica. Revista da Biologia, São Paulo, v. 15, p. 29-34, jan. 2016. doi: https://doi.org/10.7594/revbio.15.01.03.

BUENO, O. F. A.; EKUNI, R.; ZEGGIO, L. Caçadores de neurônios: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade? São Paulo: Memnon, 2015. 197 p.

BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, p. 1-12, 2010. doi: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1.

DE PAULA, F. A. Fôlder ambiental: um suporte educativo à divulgação científica focado na conservação da biodiversidade. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

DEKKER, S. et al. Neuromyths in education: prevalence and predictors of misconceptions among teachers. Frontiers in Psychology, Brussels, v. 3, p. 429, Oct. 2012. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2012.00429.

FILIPIN, G. et al. POPNEURO: relato de um programa de extensão que busca divulgar e popularizar a neurociência junto a escolares. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 6, n. 2, p. 87-95, 2015. doi: https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.0005-08.2008.

FRIEDMAN, D. P. Public outreach: a scientific imperative. The Journal of Neuroscience, Washington, v. 28, p. 11743-11745, Nov. 2008. doi: 10.1523/JNEUROSCI.0005-08.2008.

GIL, A. C.; OLIVA, E. C.; GASPAR, M. A. A regionalidade como área de estudo da administração: um estudo de caso de um programa de mestrado em administração. Revista Gestão.Org, Recife, v. 1, p. 11-24, nov. 2008. Disponível em: <http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/99/2/Regionalidade.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017.

HACKNEY, S. The University and its Community: past and present. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, Pensilvania, v. 488, p. 135-147, Nov. 1986.

HERNANDO, M. C. et al. Divulgação científica: um grande desafio para este século. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, p. 18-20, abr.- jun. 2005. Disponível em: < http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v57n2/a13v57n2.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.

HOFF, D. N.; SAN MARTIN, A. S.; SOPEÑA, M. B. Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant’ana do Livramento. Redes: Revista do Desenvolvimento Regional, Santa Cruz do Sul, v. 16, p. 157-183, set.-dez. 2011. doi:10.17058/redes.v16i3.1699.

ILLES, J. et al. NeuroTalk: improving the communication of neuroscience research. Nature Reviews: Neuroscience, Basingstoke, v. 11, p. 61-69, Jan. 2010. doi: https://doi.org/10.1038/nrn2773.

JEZINE, E. As práticas curriculares e a extensão universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2004. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos-pdf901/as-practicas-curriculares/as-practicas-curriculares.pdf>. Acesso em: 6 maio 2017.

MARANDINO, M. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 26, p. 95-108, maio-ago. 2004. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000200008.

MARCHIORO, D. F. et al. A Unipampa no contexto atual da educação superior. Avaliação [online], Campinas, v. 12, n. 4, p. 703-717, dez. 2007. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-40772007000400008.

MARTINS, A.; MELLO-CARPES, P. B. A proposal for undergraduate students’ inclusion in brain awareness week: promoting interest in curricular neuroscience components. The Journal of Undergraduate Neuroscience Education, Berlin, v. 13, p. 41-44, Oct. 2014.

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. O fazer artístico na popularização do conhecimento biológico: relato de experiências. REMEA, Rio Grande. v. 23, p. 71-87, jul.-dez. 2009. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3956>. Acesso em: 15 maio 2017.

PASQUINELLI, E. Neuromyths: why do they exist and persist? Mind, brain, and education, Hoboken, v. 6, p. 89-96, May 2012. doi: https://doi.org/10.1111/j.1751-228X.2012.01141.x.

PETERS, H. P. et al. Science-media interface it’s time to reconsider. Science Communication, v. 30, p. 266-276, Sept. 2008. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1075547008324809>. Acesso em: 20 maio 2017.

POLIAKOFF, E.; WEBB, T. L. What factors predict scientists’ intentions to participate in public engagement of science activities? Science Communication, v. 29, p. 242-263, Dec. 2007. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1075547007308009>. Acesso em 12 abr. 2017.

REIS, J. Ponto de Vista. In: Cientistas do Brasil: depoimentos. São Paulo: SBPC, 1998. p. 3-7.

RIBEIRO, K. S. Q. S. A contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapia. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 12, p. 22-29, abr. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/76622/80394>. Acesso em: 10 abr. 2017.

RYKUN, A.Y.; YUZHANIONOV, K. M.; VYCHUZHANINA, E. V. Universities and local communities: problems and perspectives of interaction. Procedia: Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, v. 200, p. 359-365, Aug. 2015. doi: https://doi.org/10.1016/j. sbspro.2015.08.078.

THIOLLENT, M. J. M. Construção do conhecimento e metodologia da extensão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 1., 2002, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2002. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/saude/saude.html>. Acesso em: 12 abr. 2017.

VARGAS, L. et al. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 233-241, 2013. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/910>. Acesso 12 abr. 2017.

VASCONCELOS, E. M. Educação popular: de uma prática alternativa a uma estratégia de gestão participativa das políticas de saúde. Physis [online], Rio de Janeiro, v. 14, p. 67-83, jan. 2004. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-73312004000100005.

Publicado

2018-08-09

Cómo citar

MANDARINO, A. F. .; VARGAS, L. da S. de .; CARPES, P. B. M. Levando o cérebro para além do campus : criando laços entre a Universidade e a comunidade para divulgação científica. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 206–224, 2018. DOI: 10.14393/REE-v17n12018-rel09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/39140. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a