Taking the brain beyond the university

building links between the University and the community for scientific disclosure

Authors

  • Andressa Ferreira Mandarino Universidade Federal do Pampa
  • Liane da Silva de Vargas Universidade Federal do Pampa
  • Pâmela Billig Mello Carpes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n12018-rel09

Keywords:

Neuroscience, Scientific dissemination, University- Community, Science popularization

Abstract

A compreensão de aspectos gerais acerca da organização e do funcionamento do sistema nervoso é importante, uma vez que traz diversos benefícios para uma melhoria na qualidade de vida da população em geral. Este texto tem a finalidade de relatar a organização e o impacto de um conjunto de ações de divulgação neurocientífica realizadas junto à comunidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Ao longo do ano de 2016, a equipe do programa de extensão POPNEURO participou de eventos e feiras que ocorreram em diferentes locais do município, promovidos por escolas e associações, proporcionando atividades de popularização da neurociência para o público em geral, e, assim, criando laços entre a Universidade e a comunidade. Dentre as temáticas tratadas estão: neuroanatomia e neurofisiologia, doenças do cérebro, microcefalia e neuromitos. Lançamos mão de diversas estratégias, dentre as quais se destacam o uso de peças anatômicas sintéticas, cartazes e fôlderes autoexplicativos. Percebemos a ativa participação de uma população de diversas faixas etárias, com níveis de interesse variados de acordo com a temática. As atividades propostas atenderam o objetivo de popularizar conceitos importantes da neurociência, de forma agradável e lúdica, além de permitir a interação entre a comunidade e Universidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andressa Ferreira Mandarino, Universidade Federal do Pampa

Graduanda em Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil; bolsista de extensão do Programa

Liane da Silva de Vargas, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Ciências Biológicas (Fisiologia) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora colaboradora no curso de Especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Fisiologia

Pâmela Billig Mello Carpes, Universidade Federal do Pampa

Fisioterapeuta. Formação Pedagógica - Habilitação Anatomia e Fisiologia Humana. Mestrado em Fisiologia. Doutorado em Fisiologia. Pós-doutorado em Neurofisiologia (KUL - Bélgica)

References

BORGES, J. L.; CARNIELLI, B. L. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, p. 113-139, jan.-abr. 2005. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000100007.

BROCKINGTON, G.; MESQUITA, L. As consequências da má divulgação científica. Revista da Biologia, São Paulo, v. 15, p. 29-34, jan. 2016. doi: https://doi.org/10.7594/revbio.15.01.03.

BUENO, O. F. A.; EKUNI, R.; ZEGGIO, L. Caçadores de neurônios: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade? São Paulo: Memnon, 2015. 197 p.

BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, p. 1-12, 2010. doi: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1.

DE PAULA, F. A. Fôlder ambiental: um suporte educativo à divulgação científica focado na conservação da biodiversidade. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

DEKKER, S. et al. Neuromyths in education: prevalence and predictors of misconceptions among teachers. Frontiers in Psychology, Brussels, v. 3, p. 429, Oct. 2012. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2012.00429.

FILIPIN, G. et al. POPNEURO: relato de um programa de extensão que busca divulgar e popularizar a neurociência junto a escolares. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 6, n. 2, p. 87-95, 2015. doi: https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.0005-08.2008.

FRIEDMAN, D. P. Public outreach: a scientific imperative. The Journal of Neuroscience, Washington, v. 28, p. 11743-11745, Nov. 2008. doi: 10.1523/JNEUROSCI.0005-08.2008.

GIL, A. C.; OLIVA, E. C.; GASPAR, M. A. A regionalidade como área de estudo da administração: um estudo de caso de um programa de mestrado em administração. Revista Gestão.Org, Recife, v. 1, p. 11-24, nov. 2008. Disponível em: <http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/99/2/Regionalidade.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017.

HACKNEY, S. The University and its Community: past and present. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, Pensilvania, v. 488, p. 135-147, Nov. 1986.

HERNANDO, M. C. et al. Divulgação científica: um grande desafio para este século. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, p. 18-20, abr.- jun. 2005. Disponível em: < http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v57n2/a13v57n2.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.

HOFF, D. N.; SAN MARTIN, A. S.; SOPEÑA, M. B. Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant’ana do Livramento. Redes: Revista do Desenvolvimento Regional, Santa Cruz do Sul, v. 16, p. 157-183, set.-dez. 2011. doi:10.17058/redes.v16i3.1699.

ILLES, J. et al. NeuroTalk: improving the communication of neuroscience research. Nature Reviews: Neuroscience, Basingstoke, v. 11, p. 61-69, Jan. 2010. doi: https://doi.org/10.1038/nrn2773.

JEZINE, E. As práticas curriculares e a extensão universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2004. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos-pdf901/as-practicas-curriculares/as-practicas-curriculares.pdf>. Acesso em: 6 maio 2017.

MARANDINO, M. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 26, p. 95-108, maio-ago. 2004. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000200008.

MARCHIORO, D. F. et al. A Unipampa no contexto atual da educação superior. Avaliação [online], Campinas, v. 12, n. 4, p. 703-717, dez. 2007. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-40772007000400008.

MARTINS, A.; MELLO-CARPES, P. B. A proposal for undergraduate students’ inclusion in brain awareness week: promoting interest in curricular neuroscience components. The Journal of Undergraduate Neuroscience Education, Berlin, v. 13, p. 41-44, Oct. 2014.

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. O fazer artístico na popularização do conhecimento biológico: relato de experiências. REMEA, Rio Grande. v. 23, p. 71-87, jul.-dez. 2009. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3956>. Acesso em: 15 maio 2017.

PASQUINELLI, E. Neuromyths: why do they exist and persist? Mind, brain, and education, Hoboken, v. 6, p. 89-96, May 2012. doi: https://doi.org/10.1111/j.1751-228X.2012.01141.x.

PETERS, H. P. et al. Science-media interface it’s time to reconsider. Science Communication, v. 30, p. 266-276, Sept. 2008. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1075547008324809>. Acesso em: 20 maio 2017.

POLIAKOFF, E.; WEBB, T. L. What factors predict scientists’ intentions to participate in public engagement of science activities? Science Communication, v. 29, p. 242-263, Dec. 2007. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1075547007308009>. Acesso em 12 abr. 2017.

REIS, J. Ponto de Vista. In: Cientistas do Brasil: depoimentos. São Paulo: SBPC, 1998. p. 3-7.

RIBEIRO, K. S. Q. S. A contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapia. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 12, p. 22-29, abr. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/76622/80394>. Acesso em: 10 abr. 2017.

RYKUN, A.Y.; YUZHANIONOV, K. M.; VYCHUZHANINA, E. V. Universities and local communities: problems and perspectives of interaction. Procedia: Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, v. 200, p. 359-365, Aug. 2015. doi: https://doi.org/10.1016/j. sbspro.2015.08.078.

THIOLLENT, M. J. M. Construção do conhecimento e metodologia da extensão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 1., 2002, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2002. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/saude/saude.html>. Acesso em: 12 abr. 2017.

VARGAS, L. et al. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 233-241, 2013. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/910>. Acesso 12 abr. 2017.

VASCONCELOS, E. M. Educação popular: de uma prática alternativa a uma estratégia de gestão participativa das políticas de saúde. Physis [online], Rio de Janeiro, v. 14, p. 67-83, jan. 2004. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-73312004000100005.

Published

2018-08-09

How to Cite

MANDARINO, A. F. .; VARGAS, L. da S. de .; CARPES, P. B. M. Taking the brain beyond the university: building links between the University and the community for scientific disclosure. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 206–224, 2018. DOI: 10.14393/REE-v17n12018-rel09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/39140. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência

Most read articles by the same author(s)