Gincana Popneuro instrumento de ação extensionista para divulgação e popularização da neurociência
instrumento de ação extensionista para divulgação e popularização da neurociência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-rel05Resumo
Os avanços da neurociência na área da educação têm contribuído para modificar o cenário do ensino-aprendizagem entre alunos e professores. O ensino de assuntos que relacionam o sistema nervoso com o cotidiano vivenciado desperta nos alunos um maior interesse e motivação sobre essa ciência. Esse trabalho relata uma ação do programa de extensão POPNEURO, realizada em 2015, que teve por objetivo disseminar e popularizar a neurociência, divulgando o conhecimento científico por meio de abordagens lúdicas, proporcionando uma descontração no momento da aprendizagem. A gincana POPNEURO, elaborada pelos membros do programa, foi realizada em quatro escolas no município de Uruguaiana-RS, com alunos entre 10 e 13 anos de idade. As atividades abordaram assuntos explanados nas ações em sala de aula e contaram com seis tarefas recreativas. Os resultados se mostraram satisfatórios, visto que a forma de atividade lúdica despertou o interesse dos alunos sobre neurociência, tornando-se um instrumento de ensino facilitador, além de promover a popularização da neurociência no âmbito escolar.
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