Gincana Popneuro instrumento de ação extensionista para divulgação e popularização da neurociência

instrumento de ação extensionista para divulgação e popularização da neurociência

Autores

  • Lucas Nunes de Castro Universidade Federal de Pelotas
  • Franciele Dorneles Casarotto Universidade Federal do Pampa
  • Liane da Silva de Vargas Universidade Federal do Pampa
  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-rel05

Resumo

Os avanços da neurociência na área da educação têm contribuído para modificar o cenário do ensino-aprendizagem entre alunos e professores. O ensino de assuntos que relacionam o sistema nervoso com o cotidiano vivenciado desperta nos alunos um maior interesse e motivação sobre essa ciência. Esse trabalho relata uma ação do programa de extensão POPNEURO, realizada em 2015, que teve por objetivo disseminar e popularizar a neurociência, divulgando o conhecimento científico por meio de abordagens lúdicas, proporcionando uma descontração no momento da aprendizagem. A gincana POPNEURO, elaborada pelos membros do programa, foi realizada em quatro escolas no município de Uruguaiana-RS, com alunos entre 10 e 13 anos de idade. As atividades abordaram assuntos explanados nas ações em sala de aula e contaram com seis tarefas recreativas. Os resultados se mostraram satisfatórios, visto que a forma de atividade lúdica despertou o interesse dos alunos sobre neurociência, tornando-se um instrumento de ensino facilitador, além de promover a popularização da neurociência no âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Lucas Nunes de Castro, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em Odontologia na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Franciele Dorneles Casarotto, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaina, Rio Grande do Sul, Brasil.

Liane da Silva de Vargas, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Ciências Biológicas (Fisiologia) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora adjunta da Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul

Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora associada da Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

17-02-2019

Como Citar

CASTRO, L. N. de; CASAROTTO, F. D.; VARGAS, L. da S. de; MELLO-CARPES, P. B. Gincana Popneuro instrumento de ação extensionista para divulgação e popularização da neurociência: instrumento de ação extensionista para divulgação e popularização da neurociência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 157–170, 2019. DOI: 10.14393/REE-v17n22018-rel05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/42639. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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