O conceito "Portas Abertas" como estratégia de interdisciplinaridade e extensão

um estudo de caso da ETEC Lauro Gomes - Extensão Tereza Delta

Autores/as

  • Leandro Rodrigues da Silva Escola Técnica Lauro Gomes

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_rel03

Palabras clave:

Portas Abertas, Administração, Interdisciplinaridade, Extensão

Resumen

Este texto descreve o evento "Portas Abertas" e sua contribuição para o processo de ensino, aprendizagem e extensão, vivenciado pelos docentes e alunos do curso técnico em Administração da ETEC Lauro Gomes - Extensão Tereza Delta, São Bernardo do Campo-SP, durante o primeiro semestre de 2017.  O evento teve como objetivo apresentar à comunidade, de forma dinâmica e interativa, a educação profissional pública,
sobretudo o curso técnico de Administração de Empresas da ETEC. Foram utilizadas apresentações como: mini palestras, exposição de projetos interdisciplinares, trabalhos de conclusão de curso e oficinas de currículos. Esse projeto contribuiu para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as áreas de gestão, desenvolvimento de práticas de trabalho em equipe, bem como a oportunidade de tornar pública as atividades desenvolvidas pela ETEC. Os resultados evidenciaram que o evento possibilitou desenvolver competências e habilidades relevantes à formação dos alunos do curso técnico de Administração; criar um ambiente de sinergia para troca de experiências entre alunos, professores e o púbico-alvo do evento; difusão da cultura de empreendedorismo, inovação e melhores práticas para posicionamento no mercado de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Rodrigues da Silva, Escola Técnica Lauro Gomes

Mestre em Gestão da Inovação pelo Centro Universitário FEI (Fundação Educacional Inaciana "Padre Sabóia de Medeiros"), São Bernardo do Campo, Brasil; analista de projetos da Agência FEI de Inovação (AGFEI) e professor  na Escola Técnica Lauro Gomes, São Bernardo do Campo, Brasil.

Citas

ANDRADE, F. R. B.; CRUZ, J. B. Juventudes e educação profissional: um estudo de caso junto aos jovens que cursam o ensino médio integrado ao ensino técnico no IFCE – Campus Fortaleza. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 9, n. 3, 2017, p. 39-61. doi: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v9n3p39-61.

ARAÚJO, M. A. M. Guia de Extensão Universitária da UNESP 2012. 3. ed. São Paulo: UNESP, PROEX, 2012. Disponível em: http://unesp.br/Home/proex/guia_extensao2012.pdf. Acesso em: 30 maio 2017.

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA. Plano de Curso Técnico em Administração – 2017. Disponível em: http://www.etelg.com.br/paginaete/cursos/planos/ planocurso/pc_administracao.pdf. Acesso em: 30 maio 2017.

DORE, R.; LÜSCHER, A. Educação profissional e evasão escolar. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS, 3., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. p. 197-203.

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL LAURO GOMES. Missão. Disponível em: http://www.etelg.com.br/paginaete/escola/missao.htm. Acesso em: 2 jun. 2017.

FAZENDA, I. C. A.; VARELLA, A. M. R. S.; ALMEIDA, T. T. de O. Interdisciplinaridade: tempo, espaços, proposições. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 847-862, 2014.

MOIMAZ, S. A. S. et al. Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, Londrina, v. 15, n. 4, 2016, p. 45-54. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/203. Acesso em: 7 maio 2017.

PEREIRA, L. C. Formação pedagógica para docentes da educação profissional. São Paulo: Centro Paula Souza, 2007.

RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 141-148, mar. 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/ viewFile/494/254. Acesso em: 2 maio 2017

ROQUETE, F. F. et al. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: em busca de diálogo entre saberes no campo da saúde pública. RECOM, Divinópolis, v. 2, n. 3, 2013. Doi: http:// dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.245.

VANZIN, A. S. et al. Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de portas abertas. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 28, n. 3, p. 424-429, set. 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/23583. Acesso em: 10 maio 2017.

Publicado

2018-02-28

Cómo citar

SILVA, L. R. da. O conceito "Portas Abertas" como estratégia de interdisciplinaridade e extensão: um estudo de caso da ETEC Lauro Gomes - Extensão Tereza Delta. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 179–192, 2018. DOI: 10.14393/REE_v16n22017_rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/39063. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência