O conceito "Portas Abertas" como estratégia de interdisciplinaridade e extensão
um estudo de caso da ETEC Lauro Gomes - Extensão Tereza Delta
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_rel03Palabras clave:
Portas Abertas, Administração, Interdisciplinaridade, ExtensãoResumen
Este texto descreve o evento "Portas Abertas" e sua contribuição para o processo de ensino, aprendizagem e extensão, vivenciado pelos docentes e alunos do curso técnico em Administração da ETEC Lauro Gomes - Extensão Tereza Delta, São Bernardo do Campo-SP, durante o primeiro semestre de 2017. O evento teve como objetivo apresentar à comunidade, de forma dinâmica e interativa, a educação profissional pública,
sobretudo o curso técnico de Administração de Empresas da ETEC. Foram utilizadas apresentações como: mini palestras, exposição de projetos interdisciplinares, trabalhos de conclusão de curso e oficinas de currículos. Esse projeto contribuiu para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as áreas de gestão, desenvolvimento de práticas de trabalho em equipe, bem como a oportunidade de tornar pública as atividades desenvolvidas pela ETEC. Os resultados evidenciaram que o evento possibilitou desenvolver competências e habilidades relevantes à formação dos alunos do curso técnico de Administração; criar um ambiente de sinergia para troca de experiências entre alunos, professores e o púbico-alvo do evento; difusão da cultura de empreendedorismo, inovação e melhores práticas para posicionamento no mercado de trabalho.
Descargas
Citas
ANDRADE, F. R. B.; CRUZ, J. B. Juventudes e educação profissional: um estudo de caso junto aos jovens que cursam o ensino médio integrado ao ensino técnico no IFCE – Campus Fortaleza. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 9, n. 3, 2017, p. 39-61. doi: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v9n3p39-61.
ARAÚJO, M. A. M. Guia de Extensão Universitária da UNESP 2012. 3. ed. São Paulo: UNESP, PROEX, 2012. Disponível em: http://unesp.br/Home/proex/guia_extensao2012.pdf. Acesso em: 30 maio 2017.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA. Plano de Curso Técnico em Administração – 2017. Disponível em: http://www.etelg.com.br/paginaete/cursos/planos/ planocurso/pc_administracao.pdf. Acesso em: 30 maio 2017.
DORE, R.; LÜSCHER, A. Educação profissional e evasão escolar. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS, 3., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. p. 197-203.
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL LAURO GOMES. Missão. Disponível em: http://www.etelg.com.br/paginaete/escola/missao.htm. Acesso em: 2 jun. 2017.
FAZENDA, I. C. A.; VARELLA, A. M. R. S.; ALMEIDA, T. T. de O. Interdisciplinaridade: tempo, espaços, proposições. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 847-862, 2014.
MOIMAZ, S. A. S. et al. Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, Londrina, v. 15, n. 4, 2016, p. 45-54. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/203. Acesso em: 7 maio 2017.
PEREIRA, L. C. Formação pedagógica para docentes da educação profissional. São Paulo: Centro Paula Souza, 2007.
RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 141-148, mar. 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/ viewFile/494/254. Acesso em: 2 maio 2017
ROQUETE, F. F. et al. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: em busca de diálogo entre saberes no campo da saúde pública. RECOM, Divinópolis, v. 2, n. 3, 2013. Doi: http:// dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.245.
VANZIN, A. S. et al. Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de portas abertas. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 28, n. 3, p. 424-429, set. 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/23583. Acesso em: 10 maio 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.