Importância da popularização da neurociência

o caso do zika virus e da microcefalia

Autores/as

  • Mayara Marques Souza Universidade Federal do Pampa
  • João Pedro Sperluk Arce Universidade Federal do Pampa
  • Liane da Silva de Vargas Universidade Federal do Pampa
  • Pâmela Billig Mello Carpes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_rel07

Palabras clave:

Divulgação científica, Cérebro, Educação em saúde

Resumen

Considerando a relação da microcefalia com o zika vírus, bem como suas graves consequências para o desenvolvimento do cérebro e a saúde, destaca-se a importância em popularizar a neurociência, permitindo que as pessoas tenham conhecimentos fidedignos sobre este tema. Para isso, foram realizadas atividades de popularização da ciência no município de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Todas as ações tiveram uma única finalidade: popularizar a ciência, promovendo ações de educação em saúde sobre o tema “Microcefalia e o zika vírus”. Durante as atividades propostas, percebeu-se grande interesse e envolvimento dos participantes. Pôde-se observar que o aprendizado ocorreu de forma significativa, pois o público demonstrou interesse pela temática abordada, apresentando interatividade durante a explanação do tema. Os resultados observados revelam que os objetivos de divulgação de conhecimentos científicos foram alcançados e efetivos, promovendo a ampliação dos conhecimentos prévios da população sobre a temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mayara Marques Souza, Universidade Federal do Pampa

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

João Pedro Sperluk Arce, Universidade Federal do Pampa

Graduando em Enfermagem na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Liane da Silva de Vargas, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Ciências Biológicas (Fisiologia) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora
colaboradora no curso de Especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Universidade Federal do  Pampa, Campus Uruguaina, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Fisiologia. 

Pâmela Billig Mello Carpes, Universidade Federal do Pampa

Pós-doutora em Neurofisiologia pela Katholieke Universiteit Leuven, KU Leuven, Bélgica; professora na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa em Fisiologia e coordenadora do Programa “POPNEURO: ações para divulgação e popularização da Neurociência”.

Citas

ASSIS, D. M. S. et al. Teatro de temática científica: uma proposta pedagógica lúdica possível na educação não formal de alunos do ensino fundamental. Scientia Plena, Aracaju, v. 12, n. 6, p. 1-6, maio 2016. doi: 10.14808/sci.plena.2016.069919.

BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciênc. Sáude Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 163-177, 2000. doi: 10.1590/S1413-81232000000100014.

CARVALHO, M. T. S.; GONZAGA, A. M.; NORONHA, E. L. Divulgação científica: dimensões e tendências, tendências no ensino de ciências e matemática. Areté: Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Manaus, v. 4, n. 7, p. 99-114, ago./dez. 2011.

FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Alexandria, Santa Catarina, v. 5, n. 1, p. 3-31, maio 2012. 240

FILIPIN, G. E. et al. POPNEURO: relato de um programa de extensão que busca divulgar e popularizar a neurociência junto a escolares. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 87-95, dez. 2015.

FILIPIN, G. E. et al. Neuroblitz: uma proposta de divulgação da neurociência na escola. Revista Ciência em Extensão, Assis, v. 10, n. 3, p. 69-76, 2014.

GUYTON, A. C. Fisiologia Humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabarra Koogan, 2011. 580 p.

LOURENÇO, J. et al. Epidemiological and ecological determinants of zika virus transmission in an urban setting. Elife, v. 6, p. e29820. Set. 2017. doi: 10.7554/eLife.29820.

MOREIRA, A. S. S.; OLIVEIRA, P. A. B. Infecção pelo zika vírus e malformações do sistema nervoso central. Unifeso, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-4, jan. 2016.

PAULA, F. A. Folder ambiental: um suporte educativo à divulgação científica focado na conservação da biodiversidade. 2012. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

SAIZ, J. C. et al. Zika virus: what have we learnt since the start of the recent epidemic? Frontiers in Microbiology, v. 8, p. 1554, Aug. 2017. doi: 10.3389/fmicb.2017.01554.

SANTOS, M.; COSTA, L. O Instituto Federal de São Paulo: a colaboração da divulgação ciêntifica no desenvolvimento da pesquisa. Areté: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 7, n. 13, p. 111-126, maio 2017.

SCHRAM, P. C. F. Zika virus and public health. J. Hum. Growth Dev., São Paulo, v. 26, n. 1, p. 7-8, abr. 2016. doi: 10.7322/jhgd.114415.

VARGAS, L. S. et al. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, jul. 2014.

XAVIER, J.; GONÇALVES, C. A relação entre a divulgação científica e a escola. Areté: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 7, n. 14, p. 182-189, maio 2017.

OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde. Municípios e comunidades saudáveis. Disponível em: http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=589:municipios-e-comunidades-saudaveis&Itemid=685. Acesso em: 12 set. 2017.

WHO – Organização Mundial de Saúde. Carta de Ottawa. 1986. In: As Cartas da Promoção da Saúde Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 56 p. (Série B. Textos Básicos em Saúde).

Publicado

2018-02-28

Cómo citar

SOUZA, M. M. .; ARCE, J. P. S. .; VARGAS, L. da S. de .; CARPES, P. B. M. Importância da popularização da neurociência: o caso do zika virus e da microcefalia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 227–241, 2018. DOI: 10.14393/REE_v16n22017_rel07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/39052. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a