Estratégias lúdico-interativas para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e práticas desportivas de escolares
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_art04Palabras clave:
Escolares, Obesidade, Alimentação saudável, Atividade física, Ações lúdicasResumen
O aumento do sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes são fatores de grande preocupação global. As escolas são ambientes favoráveis para prevenção do excesso de peso pelo estímulo ao consumo de alimentos saudáveis e à prática de atividade física. Esse trabalho objetivou verificar o estado nutricional de alunos da rede pública de João Pessoa, PB, Brasil, e divulgar os benefícios do exercício físico e da alimentação saudável por meio de atividades lúdicas e da discussão de temas relacionados às pirâmides alimentar e de atividade física. A análise do estado nutricional demonstrou que a maioria dos escolares avaliados apresentou estatura/idade (95,3%) e peso/idade ou índice de massa corporal/idade adequados (70,9%). Entretanto, aproximadamente 25% dos escolares apresentaram excesso de peso. Foi também observado que eles não conheciam os aspectos de proporcionalidade no consumo dos alimentos e nem a necessidade de diversificação dos exercícios físicos, embora os praticassem rotineiramente. As atividades lúdicas com a apresentação das pirâmides alimentar e de exercícios físicos, desenvolvidas durante o projeto de extensão, ressaltaram os benefícios da alimentação equilibrada associada à pratica regular e diversificada de exercícios físicos, necessários à manutenção de uma vida saudável e à prevenção de doenças.
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