Estratégias lúdico-interativas para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e práticas desportivas de escolares

Autores

  • Francisco Antônio de Oliveira Júnior Universidade Federal da Paraíba
  • Vinícius José Baccin Martins Universidade Federal da Paraíba
  • Rita de Cássia da Silveira e Sá Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Regina de Freitas Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_art04

Palavras-chave:

Escolares, Obesidade, Alimentação saudável, Atividade física, Ações lúdicas

Resumo

O aumento do sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes são fatores de grande preocupação global. As escolas são ambientes favoráveis para prevenção do excesso de peso pelo estímulo ao consumo de alimentos saudáveis e à prática de atividade física. Esse trabalho objetivou verificar o estado nutricional de alunos da rede pública de João Pessoa, PB, Brasil, e divulgar os benefícios do exercício físico e da alimentação saudável por meio de atividades lúdicas e da discussão de temas relacionados às pirâmides alimentar e de atividade física. A análise do estado nutricional demonstrou que a maioria dos escolares avaliados apresentou estatura/idade (95,3%) e peso/idade ou índice de massa corporal/idade adequados (70,9%). Entretanto, aproximadamente 25% dos escolares apresentaram excesso de peso. Foi também observado que eles não conheciam os aspectos de proporcionalidade no consumo dos alimentos e nem a necessidade de diversificação dos exercícios físicos, embora os praticassem rotineiramente. As atividades lúdicas com a apresentação das pirâmides alimentar e de exercícios físicos, desenvolvidas durante o projeto de extensão, ressaltaram os benefícios da alimentação equilibrada associada à pratica regular e diversificada de exercícios físicos, necessários à manutenção de uma vida saudável e à prevenção de doenças.

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Biografia do Autor

Francisco Antônio de Oliveira Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Ciências Fisiológicas na Universidade Federal da Paraíba, Brasil; técnico de laboratório do Departamento de Fisiologia e Patologia da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Vinícius José Baccin Martins, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Endocrinológicas pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil; professor adjunto do Departamento de Fisiologia e Patologia da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Rita de Cássia da Silveira e Sá, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutora em Métodos Alternativos em Experimentação Animal pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Baltimore, MD, USA; professora associada do Departamento de Fisiologia e Patologia da  Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

 

Maria Regina de Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Farmacologia Celular e Molecular pela Université Louis Pasteur Strasbourg, França; professora
associada do Departamento de Fisiologia e Patologia da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. 

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Publicado

28-02-2018

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, F. A. de; MARTINS, V. J. B. .; SÁ, R. de C. da S. e .; FREITAS, M. R. de. Estratégias lúdico-interativas para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e práticas desportivas de escolares. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 75–100, 2018. DOI: 10.14393/REE_v16n22017_art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/38681. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais