Promoção da saúde, mobilização comunitária e intersetorialidade para o combate ao Aedes aegypti, em Uberlândia, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v15n22016_art03Palabras clave:
Promoção da saúde, Aedes aegypti, Mobilização comunitária, IntersetorialidadeResumen
Este trabalho tem como objetivo avaliar o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) e a experiência exitosa do município de Uberlândia que mudou a concepção do combate ao Aedes aegypti e controle da dengue com estratégias de promoção da saúde, mobilização comunitária e articulação intersetorial nos territórios da atenção básica. Para isso, foi promovido um curso de capacitação em todas as equipes de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) com os seguintes temas: visita domiciliar, mobilização comunitária e articulação intersetorial. Participaram dele Agentes de Controle de Endemias (ACE), Agentes Comunitário de Saúde (ACS), Agentes de Saúde Escolar (ASE) e enfermeiros/as coordenadores/as das UBSF e UBS. As estratégias adotadas neste trabalho oferecem uma nova perspectiva e possibilidades de desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da saúde a partir das UBSF para o combate ao Aedes aegypti.
Descargas
Citas
AULETE DIGITAL. Dicionário online. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/fumac%C3%AA>. Acesso em: 26 set. 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional da Saúde (FUNASA). Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2016.
_____. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 160p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_prevencao_controle_dengue.pdf>. Acesso em: 26 set. 2016.
MAFRA, R. L. M. Entre o espetáculo, a festa e a argumentação: mídia, comunicação estratégica e mobilização social. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.
LIMA, S. C. Promoção da saúde a partir de contextos territoriais. In: REMOALDO, P. C. (Org.). Desigualdades socioterritoriais e comportamentos em saúde. Lisboa: Edições Colibri, 2013. p. 31-46.
LIMONGI, J. E.; MENEZES, E. C. de; MENEZES, A. C. de. Vigilância em Saúde no Programa Saúde da Família. Hygeia, Uberlândia, v. 4, n. 7, p. 35-44, dez. 2008.
OLIVEIRA, J. C. de; LIMA, S. do C. Mobilização comunitária e vigilância em saúde no controle dos Aedes e prevenção da dengue no distrito de Martinésia, Uberlândia (MG). Boletim Campineiro de Geografia, Campinas, v. 2, n. 1, p. 121-169, 2012. Disponível em: <http://agbcampinas.com.br/bcg/index.php/boletim-campineiro/ article/view/28>. Acesso em: 26 set. 2016.
SANTOS, F. de O. Promoção da saúde para a construção de territórios saudáveis: estratégias a partir da escola e da unidade básica de saúde da família, em Uberlândia (MG). 2016. 316f. Tese (Doutorado em Geografia)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.