Identificação dos casos de violência contra crianças em escolas municipais de ensino básico de Araçatuba, São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v15n22016_rel02Palabras clave:
Violência, Pré-escolar, Criança, Educação InfantilResumen
Este trabalho objetivou relatar a experiência na execução do projeto “Identificação de violência contra crianças nas escolas municipais de ensino básico de Araçatuba-SP”, que oferece capacitação e treinamento aos alunos de graduação e pós-graduação para o desenvolvimento da detecção, notificação e condução dos casos de violência encontrados na comunidade, beneficiando ainda as equipes pedagógicas das escolas e os pais e/ ou responsáveis pelas crianças. O projeto atende aproximadamente 1500 crianças de 0 a 6 anos de idade em 15 instituições. Os casos de violência detectados são descritos em fichas, que são repassadas à direção da escola, que aciona o Conselho Tutelar. Até o momento, as notificações são, em grande parte, relacionadas à negligência dos pais no cuidado das crianças. Em menor proporção, é possível observar crianças com dificuldade de relacionamento.Paestras e rodas de discussão são promovidas a toda equipe pedagógica e aos pais dos alunos, a fim de sensibilizar todos os atores sociais sobre a temática da violência. Desta forma, as atividades no combate à violência fomentam maior interação da universidade com a comunidade, transformando os reais anseios da população e aproximando os discentes da prática, além de auxiliar na identificação de abusos e proteger as crianças da violência.
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