A enfermagem na escola
orientando e estimulando a participação juvenil para o autocuidado no controle da hipertensão
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v15n22016_rel05Palabras clave:
Hipertensão, Educação em saúde, Ensino fundamental e médio, AutocuidadoResumen
Dados estatísticos encontrados no DATASUS, SIM e IBGE mostram que a população brasileira registrou um alto número de mortalidade associada às doenças do aparelho circulatório. A hipertensão, doença crônica considerada fator de risco para doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, também registra um percentual elevado na população brasileira e seu tratamento demanda custos públicos igualmente elevados. O Subprojeto de Enfermagem do PIBID no curso de graduação em Enfermagem, a fim de estimular o protagonismo juvenil no controle da hipertensão, sentiu a necessidade de orientar os adolescentes para o autocuidado e para a cooperação no cuidado dos hipertensos próximos. Por meio da educação, os bolsistas abordaram os estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre questões como o mecanismo da circulação, a doença, com ênfase nas medidas que controlam a hipertensão. A experiência alcançou um ótimo resultado evidenciado pela participação e entusiasmo dos alunos. A abordagem, além de cumprir seu objetivo, que é a extensão, beneficiou todos os atuantes: escola, alunos, bolsistas, curso e universidade, enriquecendo a produção universitária e contribuindo para a qualidade de vida da população.
Descargas
Citas
IBGE
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
_____. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema
_____. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento da Atenção Básica. Portal da Saúde. Autocuidado. 2012. Disponível em: <http://dab.saude.gov.br/portaldab/ autocuidado.php>. Acesso em: 19 jul. 2015.
_____. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação Geral de Informações e Análises Epidemiológicas
____. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Informática do SUS
Hipertensos cadastrados segundo município de Uberlândia. Período março de 2014. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/ tabcgi.exe?siab/cnv/SIABSMG.def>. Acesso em: 14 jul. 2015.
COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 311, de 8 de fevereiro de 2007. Aprova a reformulação do Código de
MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. (Temas Básicos de Educação e Ensino).
SBH. Sociedade Brasileira de Hipertensão. Releases. Doenças do coração elevam custos de saúde no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.