A enfermagem na escola

orientando e estimulando a participação juvenil para o autocuidado no controle da hipertensão

Autores/as

  • Kássio Silva Cunha Universidade Federal de Uberlândia
  • Andressa Cristina Mendonça de Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Larissa Peres Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelle Aparecida de Barros Junqueira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v15n22016_rel05

Palabras clave:

Hipertensão, Educação em saúde, Ensino fundamental e médio, Autocuidado

Resumen

Dados estatísticos encontrados no DATASUS, SIM e IBGE mostram que a população brasileira registrou um alto número de mortalidade associada às doenças do aparelho circulatório. A hipertensão, doença crônica considerada fator de risco para doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, também registra um percentual elevado na população brasileira e seu tratamento demanda custos públicos igualmente elevados. O Subprojeto de Enfermagem do PIBID no curso de graduação em Enfermagem, a fim de estimular o protagonismo juvenil no controle da hipertensão, sentiu a necessidade de orientar os adolescentes para o autocuidado e para a cooperação no cuidado dos hipertensos próximos. Por meio da educação, os bolsistas abordaram os estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre questões como o mecanismo da circulação, a doença, com ênfase nas medidas que controlam a hipertensão. A experiência alcançou um ótimo resultado evidenciado pela participação e entusiasmo dos alunos. A abordagem, além de cumprir seu objetivo, que é a extensão, beneficiou todos os atuantes: escola, alunos, bolsistas, curso e universidade, enriquecendo a produção universitária e contribuindo para a qualidade de vida da população.

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Biografía del autor/a

Kássio Silva Cunha, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

Andressa Cristina Mendonça de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

Larissa Peres, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

Marcelle Aparecida de Barros Junqueira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorada e Mestrada em Enfermagem Psiquiátrica e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

Citas

IBGE

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Publicado

2017-02-23

Cómo citar

CUNHA, K. S. .; ARAÚJO, A. C. M. de .; PERES, L.; JUNQUEIRA, M. A. de B. . A enfermagem na escola: orientando e estimulando a participação juvenil para o autocuidado no controle da hipertensão. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 140–151, 2017. DOI: 10.14393/REE-v15n22016_rel05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/34505. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência

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