Desafios das ações de inclusão social

formação de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais em Abaeté, Minas Gerais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v15n22016_rel01

Palabras clave:

Atendimento educacional especializado, Salas de recursos multifuncionais, Extensão universitária, Educação básica pública

Resumen

Este relato aborda experiências extensionistas do projeto “Da forma à ação de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais: uma proposta para as escolas municipais de Abaeté-MG”. O projeto propôs a implantação de salas de recursos multifuncionais e o desenvolvimento de ações efetivas para o atendimento educacional especializado. Enfatiza-se a trajetória de elaboração e o desenvolvimento do curso, as principais dificuldades, reflexões e diálogos com os professores cursistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Nunes De Sordi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História/INHIS - Universidade Federal de Uberlândia

Citas

ALVES, D. de O.; GOTTI, M. de O. Atendimento educacional especializado: concepção, princípios e aspectos organizacionais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMA

ARANHA, M. S. F. (Org). Educação inclusiva: a escola. Brasília, DF: MEC/SEE, 2004.

AVALIA

BELISÁRIO FILHO, J. F. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasília, DF: MEC/SEEE; Fortaleza: Editora da UFC, 2010.

BERSCH, R. de C. R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMA

BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial. pdf>. Acesso em: 2 ago. 2013.

_____. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns da rede regular. Brasília, DF: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, 2004. Disponível em: <http://www.adiron.com. br/arquivos/cartilhaatual.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2013.

_____. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PnDH-3). Brasília, DF: SDH, 2010.

_____. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusa

_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Documento Orientador Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11037- doc-orientador-multifuncionais-pdf&category_slug=junho-2012- pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 2 ago. 2016.

_____. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ rceb004_09.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2016.

BUSCAGLIA, L. F. Os deficientes e seus pais: um desafio ao aconselhamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

CRESPO, L. Júlia e seus amigos. 2. ed. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.

DOS ANJOS, I. R. S. O atendimento educacional especializado em salas de recursos. Revista Fórum Identidades, Itabaiana, Ano V, v. 9, n. 9, p. 4-11, jan./jun. 2011.

FIGUEIREDO, R. V. de. A escola de atenção às diferenças. Disponível em: <http://www.bancodeescola.com/a-escola-de-atencao-as-diferencas.htm>. Acesso em: 23 jan. 2014.

GIL, M. (Coord.). Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Ashoka Brasil, 2005. Disponível em: <http://saci.org.br/index.php?modulo= akemi&parametro=24969>. Acesso em: 28 jan. 2015.

MARQUES, L. P. Definições. In: RESENDE, A. P.; VITAL, F. M. de P. (Org.) A convenção sobre direitos das pessoas com deficiência comentada. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/ Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008.

MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

NORONHA, G. C. de. Da forma à ação inclusiva: curso de formação de professores para atuar em salas de recursos multifuncionais. São Paulo: Paco Editorial, 2016.

NORONHA, G. C. de; BRAGA, J. M. S.; SOUSA, F. P. A. de. O desafio da

ROPOLI, E. A. et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEE; Fortaleza: Editora da UFC, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2016.

SANTOS, M. P. dos. Educação inclusiva: redefinindo a educação especial. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 3, v. 4, p.103-118, 2002.

SARTORETTO, M. L.; BERSCH, R. de C. R. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília, DF: MEC/SEE; Fortaleza: Editora da UFC, 2010. Disponível em: <http://ada.mec.gov. br/bitstream/handle/ada/1025/Fasciculo%206.docx?sequence=3>. Acesso em: 8 ago. 2016.

SERPRO. Acessibilidade e universal design. 2013. Disponível em: <http://www.serpro.gov.br/acessibilidade/duniversal.php>. Acesso em: 20 ago. 2016.

Publicado

2017-02-23

Cómo citar

SORDI, D. N. D. Desafios das ações de inclusão social: formação de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais em Abaeté, Minas Gerais. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 76–93, 2017. DOI: 10.14393/REE-v15n22016_rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/33941. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência