Social inclusion challenges
training teachers to work in special education resource room classrooms in Abaeté, Minas Gerais State, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v15n22016_rel01Keywords:
Specialized education, Special education resource room classrooms, University and society, Publicly funded elementary educationAbstract
This experience report discusses extension actions in the project “From form to action of teachers in special education resource room classrooms: a proposal for public schools in the city of Abaeté-MG”. Our goal was to set up special education resource room classrooms and to develop effective actions for specialized education purposes. We focus on the process of elaboration and development of the course, the main difficulties, reflections and dialogs with teachers.
Downloads
References
ALVES, D. de O.; GOTTI, M. de O. Atendimento educacional especializado: concepção, princípios e aspectos organizacionais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMA
ARANHA, M. S. F. (Org). Educação inclusiva: a escola. Brasília, DF: MEC/SEE, 2004.
AVALIA
BELISÁRIO FILHO, J. F. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasília, DF: MEC/SEEE; Fortaleza: Editora da UFC, 2010.
BERSCH, R. de C. R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMA
BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial. pdf>. Acesso em: 2 ago. 2013.
_____. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns da rede regular. Brasília, DF: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, 2004. Disponível em: <http://www.adiron.com. br/arquivos/cartilhaatual.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2013.
_____. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PnDH-3). Brasília, DF: SDH, 2010.
_____. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusa
_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Documento Orientador Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11037- doc-orientador-multifuncionais-pdf&category_slug=junho-2012- pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 2 ago. 2016.
_____. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ rceb004_09.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2016.
BUSCAGLIA, L. F. Os deficientes e seus pais: um desafio ao aconselhamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
CRESPO, L. Júlia e seus amigos. 2. ed. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.
DOS ANJOS, I. R. S. O atendimento educacional especializado em salas de recursos. Revista Fórum Identidades, Itabaiana, Ano V, v. 9, n. 9, p. 4-11, jan./jun. 2011.
FIGUEIREDO, R. V. de. A escola de atenção às diferenças. Disponível em: <http://www.bancodeescola.com/a-escola-de-atencao-as-diferencas.htm>. Acesso em: 23 jan. 2014.
GIL, M. (Coord.). Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Ashoka Brasil, 2005. Disponível em: <http://saci.org.br/index.php?modulo= akemi¶metro=24969>. Acesso em: 28 jan. 2015.
MARQUES, L. P. Definições. In: RESENDE, A. P.; VITAL, F. M. de P. (Org.) A convenção sobre direitos das pessoas com deficiência comentada. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/ Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008.
MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
NORONHA, G. C. de. Da forma à ação inclusiva: curso de formação de professores para atuar em salas de recursos multifuncionais. São Paulo: Paco Editorial, 2016.
NORONHA, G. C. de; BRAGA, J. M. S.; SOUSA, F. P. A. de. O desafio da
ROPOLI, E. A. et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEE; Fortaleza: Editora da UFC, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2016.
SANTOS, M. P. dos. Educação inclusiva: redefinindo a educação especial. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 3, v. 4, p.103-118, 2002.
SARTORETTO, M. L.; BERSCH, R. de C. R. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília, DF: MEC/SEE; Fortaleza: Editora da UFC, 2010. Disponível em: <http://ada.mec.gov. br/bitstream/handle/ada/1025/Fasciculo%206.docx?sequence=3>. Acesso em: 8 ago. 2016.
SERPRO. Acessibilidade e universal design. 2013. Disponível em: <http://www.serpro.gov.br/acessibilidade/duniversal.php>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.