Uso de mapas mentais na formação continuada de professores: aprendendo a se localizar para, então, ensinar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v11n12012-20733Palabras clave:
pedagogia da terra, assentamento de reforma agráriaResumen
Com uma proposta educativa para a promoção e desenvolvimento do ser humano, em especial a formação continuada de Professores, este artigo baseia-se na concepção de que é preciso valorizar o que o outro sabe pela experiência de vida, o estar aberto a "aprender a aprender", o aprender fazendo, e o ensinar a aprender no dia a dia das rotinas escolares do próprio professor. Assim durante a extensão foram elaboradas atividades de localização com o uso de mapas. A mesma contou com professores e estagiários da Universidade Federal de Uberlândia, professores, pais e funcionários das escolas de Campo Florido. Um dos objetivos estava conhecer o mapa mental que o grupo de professores e estagiários tinha em relação ao Município de Campo de Florido e seus assentamentos de Reforma Agrária. Este mapa foi construído em grupo tendo como base as plantas dos Assentamentos, a Carta Topográfica e a experiência do trabalho de Campo. A Confecção de um novo mapa (um por grupo) identificando os assentamentos da de Campo Florido, a redescoberta dos verdadeiros limites políticos do Município por meio da Carta Topográfica; e a ampliação das possibilidades para o Ensino de Geografia foram alguns dos resultados obtidos.Descargas
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Derechos de autor 2017 Adriany de Ãvila Melo Sampaio, Antônio Carlos Freire Sampaio, Terezinha Tomaz de Oliveira
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