Extensão, pesquisa-ação e desenvolvimento local: articulações entre universidades comunitárias e povos indígenas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n12011-20660Palabras clave:
Extensão, Pesquisa-ação, Povos IndígenasResumen
O presente trabalho analisa uma fecunda experiência de pesquisa-ação no âmbito dos territórios indígenas Kaiowá e Guarani, em Mato Grosso do Sul, particularmente afetados por problemas de saúde coletiva, educação alheia às condições locais, desagregação cultural e desestruturação social. Para além dos resultados práticos e das soluções encontradas em conjunto com a comunidade, os projetos interdisciplinares de pesquisa-ação baseiam-se na etnoeducação e no conhecimento tácito próprio à comunidade indígena, dando origem a publicações, monografias e dissertações. O conhecimento resultante é agregado às disciplinas regulares das grades curriculares de diferentes cursos, retroalimentando o processo de concepção e realização de novos projetos extensionistas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Antônio Jacó Brand, Marcelo Marinho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.