Extensão, pesquisa-ação e desenvolvimento local: articulações entre universidades comunitárias e povos indígenas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n12011-20660Palavras-chave:
Extensão, Pesquisa-ação, Povos IndígenasResumo
O presente trabalho analisa uma fecunda experiência de pesquisa-ação no âmbito dos territórios indígenas Kaiowá e Guarani, em Mato Grosso do Sul, particularmente afetados por problemas de saúde coletiva, educação alheia às condições locais, desagregação cultural e desestruturação social. Para além dos resultados práticos e das soluções encontradas em conjunto com a comunidade, os projetos interdisciplinares de pesquisa-ação baseiam-se na etnoeducação e no conhecimento tácito próprio à comunidade indígena, dando origem a publicações, monografias e dissertações. O conhecimento resultante é agregado às disciplinas regulares das grades curriculares de diferentes cursos, retroalimentando o processo de concepção e realização de novos projetos extensionistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Antônio Jacó Brand, Marcelo Marinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.