Extensão, pesquisa-ação e desenvolvimento local: articulações entre universidades comunitárias e povos indígenas

Autores

  • Antônio Jacó Brand
  • Marcelo Marinho

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v10n12011-20660

Palavras-chave:

Extensão, Pesquisa-ação, Povos Indígenas

Resumo

O presente trabalho analisa uma fecunda experiência de pesquisa-ação no âmbito dos territórios indígenas Kaiowá e Guarani, em Mato Grosso do Sul, particularmente afetados por problemas de saúde coletiva, educação alheia às condições locais, desagregação cultural e desestruturação social. Para além dos resultados práticos e das soluções encontradas em conjunto com a comunidade, os projetos interdisciplinares de pesquisa-ação baseiam-se na etnoeducação e no conhecimento tácito próprio à comunidade indígena, dando origem a publicações, monografias e dissertações. O conhecimento resultante é agregado às disciplinas regulares das grades curriculares de diferentes cursos, retroalimentando o processo de concepção e realização de novos projetos extensionistas.  

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Publicado

19-07-2011

Como Citar

BRAND, A. J.; MARINHO, M. Extensão, pesquisa-ação e desenvolvimento local: articulações entre universidades comunitárias e povos indígenas. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 10, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/REE-v10n12011-20660. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20660. Acesso em: 25 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais