A escrita como formativa de professores: pesquisa na extensão universitária

Autores/as

  • Benedita de Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Waldiney Gomes de Aguiar Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v10n12011-20637

Palabras clave:

Extensão

Resumen

Este estudo apresenta e analisa experiência de formação de professores de escolas do campo realizada em projeto de Extensão Universitária. Tomando a escrita como estratégia formadora, e sob os pressupostos da teoria histórico-cultural, busca-se identificar a ampliação de conhecimentos sobre a prática pedagógica pelos professores. Os resultados evidenciam a escrita como potencializadora do engajamento na formação e da possibilidade de apropriação de conhecimentos necessários ao trabalho educativo. Destaca-se, também, a importância da relação do docente universitário com a escola de ensino básico como fecundo campo para pesquisa das questões educacionais, por instaurar uma dinâmica de estudos entre os professores, aproximar a pesquisa educacional à concretude das escolas e introduzir a escola real como objeto de reflexão nos cursos de pedagogia e licenciatura, caracterizando a ação de Extensão como uma intervenção política, capaz de possibilitar a reflexão e a ação organizada dos participantes, objetivando a solução de relevantes problemáticas educacionais. Palavras-chave: Extensão universitária. Formação de professores. Escrita-formação. Ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Benedita de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas da UNIOESTE, Curso de Pedagogia, com atuação em formação de professores, alfabetização, escrita e ensino de Língua Portuguesa.Doutorado em Educação (USP). Mestrado em Educação Escolar (UNESP-FCLCAr). Graduação em Letras (UNESP-FCLCAr).

Waldiney Gomes de Aguiar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Assistente do Centro de Ciências Humanas da UNIOESTE, Curso de Geografia, com atuação em Geografia, ênfase em ensino. Mestrado em Geografia Humana (USP). Graduação em Geografia.

Publicado

2011-07-19

Cómo citar

ALMEIDA, B. de; AGUIAR, W. G. de. A escrita como formativa de professores: pesquisa na extensão universitária. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 10, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/REE-v10n12011-20637. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20637. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência