A escrita como formativa de professores: pesquisa na extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n12011-20637Palavras-chave:
ExtensãoResumo
Este estudo apresenta e analisa experiência de formação de professores de escolas do campo realizada em projeto de Extensão Universitária. Tomando a escrita como estratégia formadora, e sob os pressupostos da teoria histórico-cultural, busca-se identificar a ampliação de conhecimentos sobre a prática pedagógica pelos professores. Os resultados evidenciam a escrita como potencializadora do engajamento na formação e da possibilidade de apropriação de conhecimentos necessários ao trabalho educativo. Destaca-se, também, a importância da relação do docente universitário com a escola de ensino básico como fecundo campo para pesquisa das questões educacionais, por instaurar uma dinâmica de estudos entre os professores, aproximar a pesquisa educacional à concretude das escolas e introduzir a escola real como objeto de reflexão nos cursos de pedagogia e licenciatura, caracterizando a ação de Extensão como uma intervenção política, capaz de possibilitar a reflexão e a ação organizada dos participantes, objetivando a solução de relevantes problemáticas educacionais. Palavras-chave: Extensão universitária. Formação de professores. Escrita-formação. Ensino.Downloads
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