Primeiras reflexões sobre a formação continuada de professores dos Assentamentos de Reforma Agrária de Campo Florido - MG

Autores/as

  • Adriany de Universidade Federal de Uberlândia
  • Vânia Rúbia Farias Vlach Universidade Federal de Uberlândia
  • Antônio Carlos Freire Sampaio Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Olga Teixeira Dantas Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcia Helena de Lima Faculdade Católica de Uberlândia
  • Karen Cristina de Fétima Guedes Albino Universidade Federal de Uberlândia
  • Aline Soares Cunha Universidade Federal de Uberlândia
  • Priscila Bispo Lacerda Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucinéia Nascimento da Cruz Universidade Federal de Uberlândia
  • Daisy Diana Gonçalves Godoy Universidade Federal de Uberlândia
  • Camila Bernadelli Universidade Federal de Uberlândia
  • Alessandra Margaret Feliciano Universidade Federal de Uberlândia
  • Aparecida Maria J. Vieira Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Beatriz Batista Barbosa Cardoso Universidade Federal de Uberlândia
  • Janelúcia Feliciana Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Terezinha Thomaz de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Tamiryz Aparecida Davanço Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v8n22009-20531

Palabras clave:

Extensão, Pesquisa e Ensino.

Resumen

O Presente artigo é resultado do Projeto "Formação Docente em Geografia, Pedagogia da Terra e Assentamentos de Reforma Agráriaâ€? financiado pelo PEIC-PROEX-UFU/2007. Para conhecer a realidade dos professores que atuavam em Assentamentos de Reforma Agrária foi inicialmente realizada uma visita às escolas que as atendiam. Durante todo o projeto foram realizados grupos de estudo, nos quais as bolsistas e os estagiários fizeram as leituras e fichamentos do referencial teórico que eram então discutidos com seus orientadores. Para o Planejamento do Curso de Formação Continuada foi realizada uma reunião, na qual os professores foram convidados à opinar sobre o próprio curso; tendo assim a oportunidade de conhecer toda a equipe do projeto e participar de sua elaboração. Depois de planejado, o Curso de Formação Continuada foi ministrado pelos professores orientadores e um convidado externo. Ao final os professores participantes foram orientados a desenvolver materiais didáticos próprios para serem usados nas aulas de Geografia e em projetos multidisciplinares que envolvessem os assentamentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-01-27

Cómo citar

DE , A.; FARIAS VLACH, V. R.; FREIRE SAMPAIO, A. C.; TEIXEIRA DANTAS, O.; DE LIMA, M. H.; DE FÉTIMA GUEDES ALBINO, K. C.; SOARES CUNHA, A.; BISPO LACERDA, P.; NASCIMENTO DA CRUZ, L.; GONÇALVES GODOY, D. D.; BERNADELLI, C.; MARGARET FELICIANO, A.; J. VIEIRA RIBEIRO, A. M.; BATISTA BARBOSA CARDOSO, B.; FELICIANA SILVA, J.; THOMAZ DE OLIVEIRA, T.; DAVANÇO, T. A. Primeiras reflexões sobre a formação continuada de professores dos Assentamentos de Reforma Agrária de Campo Florido - MG. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.14393/REE-v8n22009-20531. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20531. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais