Primeiras reflexões sobre a formação continuada de professores dos Assentamentos de Reforma Agrária de Campo Florido - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v8n22009-20531Palabras clave:
Extensão, Pesquisa e Ensino.Resumen
O Presente artigo é resultado do Projeto "Formação Docente em Geografia, Pedagogia da Terra e Assentamentos de Reforma Agráriaâ€? financiado pelo PEIC-PROEX-UFU/2007. Para conhecer a realidade dos professores que atuavam em Assentamentos de Reforma Agrária foi inicialmente realizada uma visita às escolas que as atendiam. Durante todo o projeto foram realizados grupos de estudo, nos quais as bolsistas e os estagiários fizeram as leituras e fichamentos do referencial teórico que eram então discutidos com seus orientadores. Para o Planejamento do Curso de Formação Continuada foi realizada uma reunião, na qual os professores foram convidados à opinar sobre o próprio curso; tendo assim a oportunidade de conhecer toda a equipe do projeto e participar de sua elaboração. Depois de planejado, o Curso de Formação Continuada foi ministrado pelos professores orientadores e um convidado externo. Ao final os professores participantes foram orientados a desenvolver materiais didáticos próprios para serem usados nas aulas de Geografia e em projetos multidisciplinares que envolvessem os assentamentos.Descargas
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Derechos de autor 2017 Adriany de Ã?vila Melo Sampaio, Vânia Rúbia Farias Vlach, Antônio Carlos Freire Sampaio, Olga Teixeira Dantas, Márcia Helena de Lima, Karen Cristina de Fétima Guedes Albino, Aline Soares Cunha, Priscila Bispo Lacerda, Lucinéia Nascimento da Cruz, Daisy Diana Gonçalves Godoy, Camila Bernadelli, Alessandra Margaret Feliciano, Aparecida Maria J. Vieira Ribeiro, Beatriz Batista Barbosa Cardoso, Janelúcia Feliciana Silva, Terezinha Thomaz de Oliveira, Tamiryz Aparecida Davanço
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