Formação continuada de professores de ciências: uma proposta em implementação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v9n12010-20525Palabras clave:
Formação continuada, Prática Docente, Ensino de CiênciasResumen
O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de formação continuada de professores intitulada "O potencial de uma proposta coletiva para o ensino de Biologia, na transformação da prática docente dos professores de Ciências do Ensino Fundamental�?, onde estão envolvidos professores pesquisadores de conteúdos pedagógicos e específicos da área de Biologia, vinculados ao Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia; professores de Ciências do Ensino Fundamental; graduandos do curso de Ciências Biológicas e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Educação. A referida ação, coordenada por professores pesquisadores, foi organizada em seis grupos temáticos de discussão nas seguintes áreas do Ensino de Biologia: Biologia Animal; Biologia Celular e Corpo Humano; Biologia Molecular; Biologia Vegetal; Ecologia e Educação Ambiental. O envolvimento desses vários segmentos promete resultados valiosos, a partir da construção coletiva de uma proposta que possibilite uma interlocução da experiência docente com os conhecimentos academicamente produzidos, onde cada educador é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando. A sua relevância está em possibilitar a socialização de vivências entre professores de Ciências do Ensino Fundamental e os professores pesquisadores do Ensino Superior e assim, duas realidades tão distintas, a Escola e a Universidade se aproximam e partilham conhecimentos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Fabiana Cardoso Urzetta, Maria Aparecida Guerra Lage, Ana Maria de Oliveira Cunha
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.