Formação continuada de professores de ciências: uma proposta em implementação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v9n12010-20525Keywords:
Formação continuada, Prática Docente, Ensino de CiênciasAbstract
O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de formação continuada de professores intitulada "O potencial de uma proposta coletiva para o ensino de Biologia, na transformação da prática docente dos professores de Ciências do Ensino Fundamental�?, onde estão envolvidos professores pesquisadores de conteúdos pedagógicos e específicos da área de Biologia, vinculados ao Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia; professores de Ciências do Ensino Fundamental; graduandos do curso de Ciências Biológicas e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Educação. A referida ação, coordenada por professores pesquisadores, foi organizada em seis grupos temáticos de discussão nas seguintes áreas do Ensino de Biologia: Biologia Animal; Biologia Celular e Corpo Humano; Biologia Molecular; Biologia Vegetal; Ecologia e Educação Ambiental. O envolvimento desses vários segmentos promete resultados valiosos, a partir da construção coletiva de uma proposta que possibilite uma interlocução da experiência docente com os conhecimentos academicamente produzidos, onde cada educador é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando. A sua relevância está em possibilitar a socialização de vivências entre professores de Ciências do Ensino Fundamental e os professores pesquisadores do Ensino Superior e assim, duas realidades tão distintas, a Escola e a Universidade se aproximam e partilham conhecimentos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Fabiana Cardoso Urzetta, Maria Aparecida Guerra Lage, Ana Maria de Oliveira Cunha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.