OFICINAS DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Luciani Ester Tenani Universidade Estadual Paulista
  • Sanderléia Roberta Longhin-Thomazi Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v13n12014_rel02

Abstract

O projeto "Desenvolvimento de oficinas pedagógicas de leitura, interpretação e produção textual no ensino fundamental", sediado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), com apoio da PROEX, visou ao desenvolvimento e à aplicação de oficinas pedagógicas de leitura, interpretação e produção de textos, de diferentes gêneros textuais, para alunos matriculados no Ensino Fundamental de uma escola pública, na periferia de São José do Rio Preto-SP. A análise dos textos produzidos levou a desdobramentos do projeto por duas vias fundamentais. Na primeira, permitiu a identificação de problemas e incorreções de uso da linguagem, ponto de partida para a elaboração de minicursos oferecidos aos alunos da escola.As propostas de minicursos fomentaram um envolvimento ainda maior dos licenciandos em Letras com o ensino de Português na escola. Na segunda, os 5.469 textos produzidos nos quatro anos de vigência do projeto fundamentaram pesquisas voltadas à descrição de processos que envolvem relações entre fala e escrita, em um quadro teórico que valoriza a multiplicidade de letramentos associada às práticas sociais vivenciadas pelos alunos. Desse modo, esse projeto de extensão primou por articular o atendimento à comunidade externa, na figura de alunos de escola pública, ao da comunidade interna, na figura dos graduandos em Letras.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-07-10

How to Cite

TENANI, L. E.; LONGHIN-THOMAZI, S. R. OFICINAS DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 20–34, 2014. DOI: 10.14393/REE-v13n12014_rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/27049. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência

Most read articles by the same author(s)